Guilherme Freire – História da Igreja de Daniel-Rops (Vídeo)

O professor Guilherme Freire comenta sobre a coleção História da Igreja, de Daniel-Rops, ressaltando suas qualidades e recomendando-a sobre obras de outros historiadores que se metem a tratar do tema. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo, o professor, palestrante e conferencista em filosofia Guilherme Freire comenta sobre a coleção História da Igreja, de Daniel-Rops, ressaltando suas qualidades ou melhores características, recomendando-a sobre obras de outros historiadores que se metem a tratar do tema.

Entretanto, Daniel-Rops não é a única fonte confiável sobre este tema. Freire também faz outras recomendações de medievalistas sérios, como Régine Pernoud.

Descrição

A coleção História da Igreja de Cristo oferece luzes que decifram e completam muitas vezes os fenômenos históricos universais, iluminando em profundidade as raízes secretas do agir e do acontecer humano. Daniel-Rops, da Academia Francesa, nesta obra já traduzida para os principais idiomas do mundo, apresenta-nos a vida da Igreja desde o dia da sua fundação até os tempos atuais. A História da Igreja de Cristo não é uma obra dirigida apenas a especialistas, mas a todo o leitor que vê na História uma fonte de aprendizado e de conhecimento profundo da alma humana. O estilo amável, que se detém com gosto no episódico e no biográfico, ao mesmo tempo em que revela os traços principais de cada época, facilita a compreensão dessa Instituição única, ponto de referência de toda a evolução humana. Instituição divina, a Igreja é na sua história um painel fascinante da luta entre Jacó e o Anjo, dos combates entre a mensagem de Deus e a sua encarnação em homens, movimentos e instituições, com o seu cortejo de vitórias e derrotas, mas sempre a caminho de um destino situado para além deste mundo.

Volumes

Esta coleção é formada por dez volumes, todos escritos por Daniel Rops:

  1. A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires (Vol. I);
  2. A Igreja dos Tempos Bárbaros (Vol. II);
  3. A Igreja das Catedrais e das Cruzadas (Vol. III);
  4. A Igreja da Renascença e da Reforma I (Vol. IV);
  5. A Igreja da Renascença e da Reforma II (Vol.V);
  6. A Igreja dos Tempos Clássicos I (Vol. VI);
  7. A Igreja dos Tempos Clássicos II (Vol. VII);
  8. A Igreja das Revoluções I (Vol. VIII);
  9. A Igreja das Revoluções II (Vol. IX);
  10. A Igreja das Revoluções III (Vol. X).

Você pode obter o kit/coleção na Ecclesiae.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *