Orlando Fedeli – As heresias medievais

Nesta aula, Orlando Fedeli (1933-2010) enumera e explica algumas heresias medievais, principalmente a doutrina gnóstica e antinomista da cabala judaica. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Nesta aula, o saudoso professor Orlando Fedeli enumera e explica algumas heresias medievais, ou seja, aquelas que surgiram durante a Idade Média, principalmente a doutrina gnóstica e antinomista da cabala judaica, que é conhecida como a gnose dos judeus.

Muitas das heresias que surgiram nessa época ganharam força com a mudança da Sé apostólica para Avignon, na França, depois da rebelião do péssimo Rei Felipe “O Belo” contra o Papa Bonifácio VIII. Outro detalhe importante é que essas heresias surgidas serviram de base para a reforma protestante de 1517, principalmente os ataques direcionados ao Papado.

É interessante como essas heresias e gnoses se assemelham bastante às ideias que vemos absorvidas pelas pessoas com mentalidade revolucionária hoje em dia, como aborto, comunismo, teologia da libertação e outras doideiras perniciosas.

Note que não concordamos necessariamente com tudo o que foi exposto neste vídeo, assim como com nenhum conteúdo divulgado neste site.

Orlando Fedeli foi doutor em História pela Universidade de São Paulo, nasceu em 7 de fevereiro de 1933 e faleceu em 9 de junho de 2010, em São Paulo. Professor por mais de cinquenta anos em escolas secundárias e universidades de São Paulo, realizou conferências em diversas universidades dos Estados Unidos e da Europa e foi autor de alguns livros.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *