Jordan Peterson – Diga a verdade (Vídeo)

Jordan Peterson aborda a importância para que se diga a verdade, o que é uma forma de aprimoramento pessoal e da sociedade. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo traduzido e legendado em português brasileiro pelo canal Jordan Peterson Legendado, temos o psicólogo e acadêmico canadense Dr. Jordan B. Peterson abordando a importância para que se diga a verdade, o que é uma forma de aprimoramento pessoal e da sociedade.

Este trecho em PT-BR foi retirado do vídeo “2017/02/25: Postmodernism: practice and pathology” e publicado originalmente em 24 de janeiro de 2020.

Notas

Falogocentrismo

Falogocentrismo é um termo cunhado por Jacques Derrida que combinou as palavras falocentrismo e logocentrismo para produzir uma crítica às teses de Jacques Lacan no célebre seminário sobre o conto de Edgar Alan Poe The Purloined Letter. Trata-se, portanto, de uma amálgama que parece associar as noções dos termos amalgamados: falocentrismo como “doutrina ou crença centrada no falo, especialmente na convicção da superioridade do sexo masculino”; e logocentrismo, palavra que também ganhou uso com o filósofo Derrida (1930-2003), para designar a “centralidade do logos no pensamento ocidental, questionável em decorrência do seu caráter metafísico, fruto de uma consciência interiorizada que se expressa especialmente através da linguagem falada e empreende uma investigação ontológica da realidade”.

Logos

Reúne numa só palavra quatro sentidos principais: (1) linguagem; (2) pensamento ou razão; (3) norma ou regra; (4) ser ou realidade íntima de alguma coisa. – Logía, que é usado como segundo elemento de várias palavras compostas, indica: conhecimento de; explicação racional de; estudo de. O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas.

Gad Saad

Psicólogo evolucionista canadense da John Molson School of Business, conhecido por aplicar a psicologia evolutiva ao marketing e ao comportamento do consumidor.

Mais

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *