José Monir Nasser – Moll Flanders (Parte 1) (Vídeo)

Primeira parte da aula de José Monir Nasser sobre "Moll Flanders", o romance de Daniel Defoe (de "Robinson Crusoe") publicado em 1722 como um relato da vida da homônima Moll, detalhando suas façanhas desde o nascimento até a velhice. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Primeira parte de uma aula ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre Moll Flanders, não a Maude Flanders, dos Simpsons, mas o romance do britânico Daniel Defoe publicado pela primeira vez em 1722 que pretende ser o verdadeiro relato da vida da homônima Moll, detalhando suas façanhas desde o nascimento até a velhice.

Em 1721, Defoe tornou-se um romancista reconhecido, com o sucesso de Robinson Crusoe em 1719. Seu trabalho político estava diminuindo neste ponto, devido à queda dos líderes do partido Whig e Tory com os quais ele estava associado, pois Robert Walpole estava começando sua ascensão e Defoe nunca se sentiu totalmente à vontade com o grupo de Walpole. As opiniões Whig de Defoe são, no entanto, evidentes na história de Moll, e o título completo do romance dá algumas dicas sobre isso e o esboço da trama.

O vídeo foi providenciado pelo canal Mental Food, publicado originalmente em 19 de maio de 2018.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *