José Monir Nasser – Os Irmãos Karamázov

Uma das conquistas supremas da literatura mundial.


José Monir Nasser - Os Irmãos KaramázovPalestra completa ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) no programa Cinco Vezes Dostoiévski, em São Paulo (SP), a respeito de Os Irmãos Karamázov, do próprio autor russo Fiodor Dostoiévski.

Os Irmãos Karamázov (Братья Карамазовы ou The Brothers Karamazov) é o último romance de Dostoiévski, quem passou quase dois anos escrevendo a obra, lançada em série no The Russian Messenger de janeiro de 1879 a novembro de 1880. Dostoiévski morreu menos de quatro meses após desta publicação, aclamada como uma das conquistas supremas da literatura mundial.

Situado na Rússia do século XIX, Os Irmãos Karamazov é um romance filosófico apaixonado que discute questões sobre Deus, livre arbítrio e moralidade. Também foi descrito como um drama teológico que trata de problemas de fé, dúvida e razão no contexto de uma Rússia modernizada, com um enredo que gira em torno do tema do parricídio. Dostoiévski compôs grande parte do romance em Staraya Russa, que inspirou o cenário principal.

Enfim, a três partes da palestra, que juntas somam quase 3 horas de duração, podem ser assistidas abaixo:

Parte 1

Parte 2

Parte 3


Estes vídeos sobre foram curados, preservados e providenciados pelo canal Mental Food, publicados originalmente em 23 de junho de 2018.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *