José Monir Nasser – O Senhor dos Anéis

Um dos livros mais bem-sucedidos já escritos,, que se passa na Terra Média e segue a busca para destruir o Um Anel.


José Monir Nasser - O Senhor dos AnéisPalestra completa ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre O Senhor dos Anéis, a extremamente rica e influente obra do filólogo britânico John Ronald Reuel Tolkien, o pai da moderna literatura fantástica e o mais bem sucedido autor deste gênero de todos os tempos.

Conhecido também pelo seu nome em inglês, The Lord of the Rings é um romance épico de alta fantasia que se passa na Terra Média escrito em etapas entre 1937 e 1949 e publicado em 1954. O título refere-se ao principal antagonista da história, Sauron, o Lorde das Trevas que, em uma época anterior, criou o Um Anel para governar os outros Anéis de Poder dados aos homens, anões e elfos, em sua campanha para conquistar toda a Terra Média. Desde o início no Condado, uma familiar e acolhedora terra hobbit que lembra o interior da Inglaterra, a história segue a busca para destruir o Um Anel, visto principalmente através dos olhos dos hobbits Frodo, Sam, Merry e Pippin. Ajudando Frodo estão o Mago Gandalf, os Homens Aragorn e Boromir, o elfo Legolas e o anão Gimli, que se unem para reunir os Povos Livres da Terra Média contra os exércitos de Sauron e dar a Frodo a chance de destruir o Um Anel no fogo da Montanha da Perdição.

O Senhor dos Anéis é um dos livros mais bem-sucedidos já escritos, com mais de 150 milhões de cópias vendidas. Como dito, é extremamente seminal, pois inspirou e inspira uma infinidade de outros trabalhos, o que inclui filmes (e muito além da sua popular adaptação cinemática), séries, jogos de tabuleiro e videogames.

Já José Monir Nasser foi também sensacional. Só ouvindo mesmo para saber. Seguem as duas partes da palestra, que somadas tem quase 4 horas de duração:

Primeira parte

Segunda parte

Estes vídeos foram publicados pelo canal Mental Food originalmente em 23 de maio de 2018 e tem cerca de quatro horas e meia de duração.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *