Olavo de Carvalho – Personagem no seu teatro mental (Vídeo)

Olavo de Carvalho afirma que a maioria das pessoas não sabe o que é amor de verdade, e alguém assim não passa de um personagem no seu teatro mental. Amor não é sentimento; é decisão que só se conjuga com racional consciência. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste trecho de um hangout sobre o amor e suas concepções filosóficas, Olavo de Carvalho (1947-2022) afirma que a grande maioria das pessoas não sabe o que é amor de verdade, e que alguém assim, que se encaixa nessa realidade, é apenas um personagem no seu teatro mental.

Segundo essa linha de pensamento, amo é uma palavra pequena e que parece, mas só parece, simples. O que a esmagadora maioria das pessoas chama de amor, na realidade tem um outro nome: paixão.

“Se gosto, então amo, e se não gosto, então não amo”, poderia muito bem definir a forma de pensar contemporânea. Não à toa que se passa do “amor” à indiferença tão rapidamente hoje, pois os sentimentos, por natureza e definição, são efêmeros, passageiros.

Mas amor não é sentimento; é decisão, é verbo que só se conjuga com racional consciência. E então começamos a entender um pouco melhor o que o Professor Olavo nos fala – que só se ama de verdade quando se percebe e se aceita o outro como uma pessoa, completa em si mesma, independente das nossas subjetivas impressões a seu respeito.

Este vídeo foi feito a partir de um clipe de um hangout transmitido em 29 de set. de 2014.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *