Olavo de Carvalho – A filosofia é uma prática pessoal

Olavo de Carvalho afirma não ser possível aprender filosofia na escola e que esta pratica é ao mesmo tempo pessoal e uma tradição continuamente recuperada, restaurada, que vai adquirindo sua continuidade ao longo dos tempos Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Neste trecho da aula de número 002 do seu Curso Online de Filosofia, Olavo de Carvalho (1947-2022) afirma não ser possível aprender filosofia na escola, e que esta é uma pratica estritamente pessoal.

Segundo Olavo, a “filosofia é, ao mesmo tempo, uma tradição e uma prática pela qual esta tradição é continuamente recuperada, restaurada, e pela qual vai adquirindo a sua continuidade ao longo dos tempos”. A aquisição da cultura filosófica é importante, sem dúvida alguma, mas para Olavo de Carvalho ela não ocupa mais de 10% deste território.

Dentro das universidades, mesmo as melhores, o que você encontra é uma sequência de obrigações e burocracias, cumprimento de matérias e provas; sendo que ela, a filosofia, é também um processo de amadurecimento e aprofundamento da consciência. É o que diferencia um professor de filosofia de um verdadeiro filósofo.

Do que adianta conhecer o que os filósofos dizem, mas não integrar tais conhecimentos à sua personalidade? A busca pela verdade deve ser um processo transformador, acima de tudo. É preciso que o estudante esteja presente, seja atuante, e não apenas um observador distante.

Neste vídeo, Olavo de Carvalho demonstra mais uma vez o porquê dele ser um verdadeiro professor, um verdadeiro filósofo, e não apenas mais um repetidor de conceitos e chavões.

Este clipe foi retirado da aula do Seminário de Filosofia datada de 14 de março de 2009.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *