José Monir Nasser – O Idiota

Uma obra do Cânone Ocidental, juntamente com Crime e Castigo e Memórias do Subsolo.


Temos aqui a palestra completa (ambas as partes) ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre O Idiota, um romance de Fyodor Dostoevsky e uma das obras mais importantes da literatura russa e até do mundo.

Publicado pela primeira vez em série na revista The Russian Messenger em 1868-69, o título do romance, “O Idiota”, é uma referência irônica ao personagem central do romance, Lev Nikolayevich Myshkin, um jovem príncipe cuja bondade, simplicidade de coração aberto e ingenuidade levam muitos dos personagens mais mundanos que encontra a assumir erroneamente que lhe falta inteligência e perspicácia.

No personagem do Príncipe Myshkin, Dostoiévski se propôs a tarefa de retratar “o homem positivamente bom e belo”. O romance examina as consequências de colocar um indivíduo tão singular no centro dos conflitos, desejos, paixões e egoísmo. da sociedade mundana, tanto para o próprio homem como para aqueles com quem se envolve.

O Idiota é considerado pelo crítico americano Harold Bloom uma obra do Cânone Ocidental, juntamente com Crime e Castigo e Memórias do Subsolo.

A seguir, temos a palestra completa em seus dois vídeos, que somam mais de três horas de duração:

Parte 1

Parte 2

Estes vídeos foram providenciados pelo canal Mental Food, publicados originalmente em 17 de janeiro de 2020.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *