José Monir Nasser – Memórias do Subsolo

O Homem do Subterrâneo vive refugiado nas sombras da sociedade, explorando sua alienação social, desilusões e conflitos interiores.


Temos aqui a palestra completa (ambas as partes) na qual o saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) ministra sobre o Memórias do Subsolo, a obra de Fiódor Dostoiévski, cujo título também é comumente traduzido como Memórias do Subterrâneo, Notas do Subterrâneo ou Cadernos do Subterrâneo.

Trata-se se de um curto romance publicado pela primeira vez na revista Epoch em 1864. É uma narrativa em primeira pessoa em forma de “confissão”, sendo originalmente anunciada por Dostoiévski na época sob o título “Uma Confissão”.

O texto apresenta-se como a narração de um trecho das memórias de um funcionário público aposentado amargo, isolado e anônimo que mora em São Petersburgo, geralmente referenciado pelos críticos de “Homem do Subterrâneo”. Embora a primeira parte do romance tenha a forma de um monólogo, a forma de o narrador se dirigir ao leitor é intensamente dialogada, com cada palavra do Homem do Subterrâneo antecipando as palavras de um outro, com quem ele entra numa polêmica interna obsessiva.

Este personagem atormentado vive nas sombras da sociedade, refugiado em seu subterrâneo, de onde compartilha suas memórias, reflexões e experiências. A trama desvela as camadas mais obscuras de sua existência, explorando sua alienação social, desilusões e conflitos interiores.

A obra é dividida em duas partes. O próprio título da primeira parte — “Subsolo” — recebe uma introdução com notas de rodapé de Dostoiévski, na qual o caráter do “autor” das Notas e a natureza dos “trechos” são discutidos.

Alguns argumentam que o Homem do Subsolo ataca a filosofia russa contemporânea, especialmente What Is to Be Done?, de Nikolay Chernyshevsky. De forma mais geral, o trabalho poderia ser visto como um ataque e uma rebelião contra o determinismo: a ideia de que tudo, incluindo a personalidade e a vontade humanas, pode ser reduzido às leis da natureza, da ciência e da matemática. Interessante.

Enfim, seguem as duas partes da palestra do Professor Nasser, que juntas somam quase três horas de meia de duração:

Parte 1

Parte 2

Estes vídeos foram preservados e providenciados pelo canal Mental Food, onde foram publicados originalmente em 21 de junho de 2018.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *