Temos aqui a palestra completa (ambas as partes) ministrada em Curitiba pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre O Banquete, um diálogo de Platão também conhecido como Simpósio escrito em torno de 380 a.C. que constitui-se basicamente de uma série de discursos sobre a natureza e as qualidades do amor (Eros).
O Banquete retrata um concurso amigável de discursos extemporâneos proferidos por um grupo de notáveis homens atenienses participando de um banquete. Os homens incluem o filósofo Sócrates, o general e estadista Alcibíades e o dramaturgo cômico Aristófanes.
Em O Banquete, Eros – o deus do amor e do sexo –, é reconhecido tanto como amante erótico quanto como um fenômeno capaz de inspirar coragem, valor, grandes feitos e obras, e vencer o medo natural da morte do homem. É visto como algo que transcende suas origens terrenas e atinge alturas espirituais. A extraordinária elevação do conceito de amor levanta a questão de saber se algumas das extensões mais extremas de significado podem ser entendidas como humor ou farsa. Eros é quase sempre traduzido como “amor”, e a palavra tem suas próprias variedades e ambiguidades que proporcionam desafios adicionais ao esforço para compreender o Eros da antiga Atenas.
Este diálogo é uma das principais obras de Platão e é apreciado tanto pelo seu conteúdo filosófico como pelas suas qualidades literárias.
A seguir, temos as duas partes da palestra, as quais juntas somam mais de quatro horas de duração:
Parte 1
Parte 2
Estes vídeos foram providenciados pelo canal Mental Food, onde foram publicados originalmente em 27 de junho de 2018.
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 4:14:39
- Visualizações: 6
- Categorias: Palestras
- Canal: Mental Food
- Marcador(es): Cultura, Filosofia, José Monir Nasser, Literatura, Platão, Sócrates
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.