Reunimos aqui neste post uma palestra completa, suas duas partes, que foi ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre O Coração das Trevas, o romance do polonês-americano Joseph Conrad que inspirou o clássico filme de guerra americano Apocalypse Now e é amplamente considerado uma crítica ao domínio colonial europeu na África, ao mesmo tempo em que examina temas relacionados à dinâmica de poder e moralidade.
O Coração das Trevas, conhecido também como Coração da Treva ou Heart of Darkness, foi publicado pela primeira vez como uma história em série de três partes na Blackwood’s Magazine em 1899. O enredo é narrado pelo marinheiro Charles Marlow, que conta a seus ouvintes a história de sua designação como capitão de um navio a vapor para uma empresa belga no interior da África. Embora Conrad não explicite o rio em que a maior parte da narrativa se passa, no momento em que este livro foi escrito, o Estado Livre do Congo — localização do grande e economicamente importante Rio Congo — era uma colônia privada do Rei Leopoldo II da Bélgica. Marlow recebe um texto de Kurtz, um comerciante de marfim que trabalha em uma estação comercial bem acima do rio, quem “se tornou nativo” e é o objeto da expedição de Marlow.
A história de O Coração das Trevas reflete as atrocidades e a exploração imperialista que ocorreram na época, enquanto Marlow viaja pelo rio Congo para encontrar Kurtz, o agente colonial que se tornou uma figura quase mitológica na região. Enquanto Marlow também busca por compreensão sobre a natureza humana e a moralidade, Kurtz é um exemplo de como o poder absoluto pode corromper e levar à loucura. Ele começa como um idealista, mas sua experiência na selva o transforma em um tirano, revelando a fragilidade da civilização diante da verdadeira natureza humana, que pode ser brutal e selvagem.
O romance é conhecido por seu estilo de narrativa complexa e suas camadas de significado. Narrado em primeira pessoa por Marlow, apresenta uma estrutura narrativa dentro da narrativa, com o protagonista contando sua história a outros personagens no livro. O Rio Congo é frequentemente visto como um símbolo do caminho para o coração da escuridão, tanto literal quanto metaforicamente, a qual simboliza as forças primitivas e incontroláveis da natureza humana.
A obra é aclamada por sua análise profunda da natureza humana e do colonialismo, e seu estilo narrativo inovador e suas camadas de significado continuam a inspirar e provocar discussões sobre tais temas. Para além de Apocalypse Now, O Coração das Trevas influenciou uma grande variedade de outras obras e foi objeto de diversas adaptações no rádio, teatro, filme, televisão, videogames e outras obras literárias, deixando uma marca indelével na cultura e literatura.
Então, finalmente, temos as duas partes da palestra, que somam mais de 3 horas e meia de duração, a seguir:
Parte 1
Parte 2
Sinopse
Publicado em 1902, Coração das Trevas é um dos grandes clássicos da literatura do século XX. Conhecido como inspiração para o icônico filme Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, sua história segue a jornada de Marlow, um marinheiro que navega pelo obscuro coração da selva africana. Sua missão é resgatar Kurtz, um mercador de marfim que, com o tempo, adotou métodos brutais que desagradaram à companhia que o contratou. À medida que Marlow se aprofunda na selva e na mente de Kurtz, dividido entre o fascínio e a repulsa por Kurtz, se depara com a verdadeira natureza da crueldade e da corrupção, refletindo sobre a dualidade entre civilização e selvageria.
Curiosidade
No primeiro Soldado Universal (1992), o personagem de Dolph Lundgren, Andrew Scott, dá uma de Kurtz a certa altura. Assim como Kurtz em Coração das Trevas, Scott é um soldado que se torna cada vez mais desviado de sua missão original e mergulha em uma espécie de loucura violenta e imoral. Ambos os personagens representam uma distorção dos ideais que deveriam orientar suas ações e acabam se tornando figuras de poder opressivas e perturbadoras.
Não sabemos dizer se há influência direta ou indireta de Coração das Trevas em Soldado Universal, mas este aspecto reflete a temática de corrupção e a degradação da moralidade em cenários de guerra, mostrando como a violência e o poder podem transformar pessoas em figuras monstruosas, quase mitológicas de destruição.
Estes vídeos foram preservados e providenciados pelo canal Mental Food, onde foram publicados originalmente em 9 de junho de 2018.
Informações e conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 3:41:15
- Visualizações: 6
- Categorias: Palestras
- Canal: Mental Food
- Marcador(es): Cultura, José Monir Nasser, Literatura
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.