José Monir Nasser fala sobre a mutabilidade das coisas

O professor José Monir Nasser fala sobre a mutabilidade das coisas e a ideia crucial de conhecimento precário versus conhecimento verdadeiro, o que se relaciona ao que chamamos de conhecimento científico hoje em dia. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste clipe uma palestra ministrada sobre sobre Mênon, de Platão, o saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) fala sobre a mutabilidade das coisas, um tema fascinante, especialmente quando discutido através de obras filosóficas de tal calibre, que exploram conceitos profundos sobre conhecimento, aprendizado e a natureza da verdade.

Na cabeça do grego antigo, a ideia de conhecimento precário versus conhecimento verdadeiro é crucial. O conhecimento verdadeiro é algo estável e eterno, enquanto o conhecimento precário está sujeito a mudanças e incertezas. Essa distinção pode ser profundamente relacionada à ideia de mutabilidade das coisas, mostrando como a percepção humana do conhecimento pode ser afetada pela mudança e impermanência do mundo ao nosso redor. Isso também se relaciona diretamente ao que chamamos de conhecimento científico hoje em dia.

Claro que este texto é só uma introdução que apenas arranha a superfície do que Nasser aborda em sua exposição, que é fascinante e bem mais denso intelectualmente do que esta breve encheção de linguiça apresentação.

Este vídeo foi clipado e publicado originalmente pelo canal Ewerton Kleber em 6 de junho de 2018.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *