Palestra de José Monir Nasser sobre Mênon, de Platão

É impossível procurar o que não se conhece, porque não será possível determinar se o encontrou.


Palestra de José Monir Nasser sobre Mênon, de PlatãoReunimos nesta publicação as duas partes de uma interessantíssima palestra ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre Mênon, o diálogo socrático escrito pelo filósofo clássico Platão iniciado perguntando a Sócrates se a virtude é ensinada, adquirida pela prática ou vem pela natureza.

Para determinar se a virtude é ensinável ou não, Sócrates diz a Mênon que primeiro eles precisam determinar o que é virtude. Quando os personagens falam de virtude, ou melhor, de arete, referem-se à virtude em geral, e não a virtudes particulares, como a justiça ou a temperança.

A primeira parte da obra apresenta o estilo dialético socrático; Mênon, incapaz de definir adequadamente a virtude, é reduzido à confusão ou à aporia. Sócrates sugere que busquem juntos uma definição adequada para virtude. Em resposta, Meno sugere que é impossível procurar o que não se conhece, porque não será possível determinar se o encontrou.

Sinistro!

A seguir, temos a palestra completa, que está dividida em dois vídeos que somados têm mais de três horas e meia de duração:

Parte 1

Parte 2

Estes vídeos foram providenciados pelo canal Mental Food, publicados originalmente em 26 de junho de 2018.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *