Tributo a José Monir Nasser

Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Este vídeo é um tributo a José Monir Meirelles Nasser (1957-2013), um economista brasileiro brilhante, educador incansável, inteligente e de estilo único. Foi feito com trechos de suas participações da série de programas Mídia sem Máscara na TV onde, junto com o professor Olavo de Carvalho, tratou de assuntos como capitalismo x geração de riqueza, o chamado neoliberalismo, leis trabalhistas, politicamente correto, cotas raciais, estatismo etc.

Além dos memoráveis comentários na série televisiva do Mídia sem Máscara (algumas eram praticamente aulas de Economia), o curitibano José Monir Nasser era também escritor, professor, palestrante e artista plástico. Publicou os livros “A Economia do Mais”, “O Brasil que deu certo” (em parceria com Gilberto J. Zancopé) e “Expedições pelo Mundo da Cultura”.

Com grande empenho e talento para esclarecer mesmo as passagens mais difíceis das obras discutidas, seu lema, repetido diversas vezes, era: “É proibido não entender”, deixando sempre todos a vontade para interromper sua fala com perguntas, reflexões, ponderações, comentários. O objetivo não era transformar os alunos em eruditos, mas dar acesso a um conhecimento valioso, universal e atemporal, que pode fazer toda diferença na vida das pessoas.

“A socialização vem através do controle absoluto do estado e de toda a atividade econômica, seja do indivíduo, seja da pessoa, seja da organização ou da firma. Nenhuma barreira deixará de ser transposta, nenhum direito irá permanecer, nada estará garantido, todas as suas ações estarão passíveis de contestação pelo estado, ou seja, não há mais salva guardas para que o indivíduo tenha uma defesa contra o poder discricionário do estado.”José Monir Meirelles Nasser

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *