José Monir Nasser – A Divina Comédia

Palestra ministrada pelo professor José Monir Nasser sobre A Divina Comédia, o atemporal poema narrativo de Dante Alighieri, a obra preeminente da literatura italiana e uma das maiores obras da literatura ocidental. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Temos aqui a palestra completa ministrada em Paranavaí pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre A Divina Comédia, o atemporal poema narrativo italiano de Dante Alighieri, iniciado em c. 1308 e concluído por volta de 1321, pouco antes da morte do autor.

A Divina Comédia (italiano: Divina Commedia) é amplamente considerada a obra preeminente da literatura italiana, uma das maiores obras da literatura ocidental e algo que ajudou a estabelecer a língua toscana, na qual foi escrito originalmente, como o idioma italiano padronizado. O texto é centrado na visão imaginativa da vida após a morte, representativa da visão de mundo medieval tal como existia na Igreja Ocidental no século XIV. O poema está dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

A Divina Comédia discute “o estado da alma após a morte e apresenta uma imagem da justiça divina aplicada como punição ou recompensa devida”, e descreve as viagens de Dante pelo Inferno, Purgatório e Céu. Alegoricamente, o poema representa a jornada da alma em direção a Deus, começando com o reconhecimento e rejeição do pecado (Inferno), seguido pela vida cristã penitente (Purgatório), que é seguida pela ascensão da alma a Deus (Paraíso). Dante baseia-se na teologia e filosofia católica medievais, especialmente na Summa Theologica, de Santo Tomás de Aquino. Consequentemente, A Divina Comédia foi chamada de “a Suma em verso”.

No poema, o peregrino Dante é acompanhado por três guias: Virgílio, que representa a razão humana, e que o guia por todo o Inferno e grande parte do Purgatório; Beatriz, que representa a revelação divina além de teologia, graça e fé; e o orienta desde o final do Purgatório; e São Bernardo de Claraval, que representa o misticismo contemplativo e a devoção a Maria Mãe, guiando-o nos cantos finais do Paraíso.

A obra foi originalmente intitulada simplesmente “Comedìa ” (toscano para “Comédia”) – assim também na primeira edição impressa, publicada em 1472 – posteriormente ajustada à moderna “Commedia” italiana. O adjetivo Divina foi adicionado por Giovanni Boccaccio, devido ao seu tema e estilo elevado, e a primeira edição a nomear o poema Divina Comedia no título foi a do humanista veneziano Lodovico Dolce, publicada em 1555 por Gabriele Giolito de’Ferrari.

O filólogo alemão, estudioso comparativo e crítico de literatura Erich Auerbach disse que Dante foi o primeiro escritor a retratar os seres humanos como produtos de um tempo, lugar e circunstância específicos, em oposição aos arquétipos míticos ou a uma coleção de vícios e virtudes, concluindo que isto, juntamente com o mundo totalmente imaginado de A Divino Comédia, sugere que a obra inaugurou o realismo e o autorretrato na ficção moderna.

Este vídeo foi preservado e providenciado canal Mental Food, onde foi publicado originalmente em 7 de junho de 2018.

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