Padre Paulo Ricardo – Memória de São Bernardo de Claraval, Doutor

Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de São Bernardo de Claraval, Doutor da Igreja cuja vida deu provas de que para lucrar o mundo para Cristo, vale a pena perder-se até a si mesmo, doando-se sem medida.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Memória de São Bernardo de Claraval, Doutor

Esta Homilia Diária do Padre Paulo Ricardo foi feita para celebrar a memória de São Bernardo de Claraval, Doutor da Igreja e fundador da Abadia de Clairvaux (Claraval). Foi um padre Cisterciense e é padroeiro dos apicultores. Percorreu as estradas da Europa combatendo as heresias e defendendo o Papa e a Igreja. Sua memória litúrgica é celebrada em 20 de agosto.

À voz melíflua de São Bernardo, dezenas e dezenas de pessoas, sem poder mais resistir aos impulsos da graça, abandonavam tudo — casa, família, negócios… — para consagrar-se, na pobreza da vida monástica, ao Único que nos pode fazer ricos, por ser Ele a única riqueza de verdade.

Ou seja, para lucrar a Cristo, vale a pena perder tudo; para lucrar o mundo para Cristo, vale a pena perder-se até a si mesmo, doando-se sem medida. É o que prova a vida de São Bernardo de Claraval.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo feita para o dia 20 de agosto de 2021, mas perfeitamente válida para hoje, e conheça mais sobre a vida de São Bernardo de Claraval, Abade, Doutor e “Padre” temporão da Igreja Latina!

São Bernardo de Claraval, Confessor e Doutor da Igreja (+ 1153)

O “Doutor Melífluo” foi, sem dúvida, o monge mais afamado e de maior influência religiosa, cultural e política de seu século.

Nasceu na Borgonha, de uma família nobre aparentada com os duques da Borgonha. Quando, ainda jovem, ingressou na recém fundada Abadia de Cister, que contava somente 20 monges, arrastou atrás de si, com seu exemplo e entusiasmo, um tio, quatro irmãos e 25 amigos, todos da nobreza.

Dois anos depois foi mandado, por seu superior, para a fundação de um novo mosteiro, em Claraval. Em breve esse novo mosteiro já contava com 500 monges e se tinha tornado famoso em toda a Europa. Nos 38 anos que São Bernardo dirigiu, de Claraval, a Ordem cisterciense, esta cresceu até atingir 165 mosteiros, dentre os quais 68 fundados pessoalmente por ele.

Pregou, por ordem do Papa Eugênio IV, a segunda Cruzada. Escreveu a regra para a Ordem dos Cavaleiros Templários. Era conselheiro espiritual de Papas, soberanos e prelados. Foi por conselho seu que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, prestou vassalagem a São Pedro. É imensa sua obra intelectual, que lhe valeu o título de Doutor da Igreja. Muito devoto da Santíssima Virgem, deu grande desenvolvimento à Mariologia.

Veja também


Adicionado em: 20 de agosto de 2022

Visualizações: 15

Duração: 12:36

Categorias: Curtos

Marcadores: , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

Publicado por: Equipe Direita Realista

Deixe um comentário