Padre Paulo Ricardo – Memória de São Bento de Núrsia, Padroeiro da Europa

Homilia do Padre Paulo Ricardo feita em memória de São Bento de Núrsia, um grande santo que viveu no séc. VI que ganhou o justo título de 'Pai da Europa'. É o padroeiro daquele continente. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

A Homilia Diária de número 1523 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de São Bento de Núrsia, Padroeiro da Europa, e publicada originalmente no dia 11 de julho, o dia da festa litúrgica deste santo, de 2020.

Apesar de ser do ano passado, a pregação não tem validade, pois nos ensina um precioso conselho de São Bento: lançar-se de assalto à vida espiritual. É preciso ser decidido e determinado, com uma “obediência sem demora”, porque estreito é o caminho que conduz à vida, e são só os violentos que a conquistam.

Esse conselho é dado a todos os que, tão logo passam a sentir o desejo esperançoso de unir-se mais a Jesus Cristo, começam a dar os PRIMEIROS PASSOS na vida espiritual.

Ouve, meu filho, os preceitos do mestre; inclina o ouvido do teu coração, e o conselho de teu piedoso pai, de bom grado o acolhe e põe em prática, para que voltes, pela obediência, Àquele de quem te afastaste pela desídia da desobediência” (Regra, pr.).

Assista à homilia e peçamos hoje a intercessão de São Bento de Núrsia, pai do Ocidente.

São Bento Abade, Confessor (+ Montecassino, Itália, 547)

Nascido em Núrsia, Itália, ainda adolescente deixou sua nobre família e os estudos e se dirigiu para a solidão, a fim de viver no temor de Deus.

Foi o fundador da Ordem beneditina, a qual desempenhou um papel fundamental na Idade Média, evangelizando e civilizando os pagãos, preservando, nos tempos piores das invasões bárbaras, o que havia de melhor na cultura e na ciência, fundando inúmeras nações.

O humilde monge estava na raiz de uma obra civilizadora e evangelizadora colossal. O Papa Pio XII chamou-lhe, a justo título, “Pai da Europa”. Foi também chamado “Patriarca dos Monges do Ocidente”.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *