Padre Paulo Ricardo – Memória de São Bento de Núrsia (Vídeo)

A homilia diária do Padre Paulo Ricardo de número 1209 foi feita em memória de São Bento de Núrsia, o fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo, e da própria Europa. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

A homilia diária do Padre Paulo Ricardo de número 1209 foi feita em memória de São Bento de Núrsia, o fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo, e da própria Europa.

São Bento foi o criador da Regra de São Bento, um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica, inspiração de muitas outras comunidades religiosas. No capítulo cinco da Regra, o santo fala de uma das características essenciais da vida cristã: a obediência, primeiro grau da humildade e fundamento sobre o qual, juntamente com a virtude da fé, se ergue todo o nosso edifício espiritual.

São os humildes e cheios de fé que, apoderados pelo desejo da vida eterna, lançam-se como de assalto ao caminho estreito do qual disse o Senhor, e são só os violentos que a conquistam. “Estreito é o caminho que leva à vida” (Jo 6, 38).

Portanto, é preciso ser decidido e determinado, com uma “obediência sem demora”. Este é o conselho de São Bento de Núrsia a todos os que, tão logo passam a sentir o desejo esperançoso de unir-se mais a Jesus Cristo, começam a dar os primeiros passos na vida espiritual.

Esta homilia do Padre Paulo Ricardo foi feita para o dia 11 de julho, dia de São Bento, de 2019, mas serve para este ano e os que hão de vir.

São Bento Abade, Confessor (+ Montecassino, Itália, 547)

Nascido em Núrsia, Itália, ainda adolescente deixou sua nobre família e os estudos e se dirigiu para a solidão, a fim de viver no temor de Deus. Foi o fundador da Ordem beneditina, a qual desempenhou um papel fundamental na Idade Média, evangelizando e civilizando os pagãos, preservando, nos tempos piores das invasões bárbaras, o que havia de melhor na cultura e na ciência, fundando inúmeras nações. O humilde monge estava na raiz de uma obra civilizadora e evangelizadora colossal. O Papa Pio XII chamou-lhe, a justo título, “Pai da Europa”. Foi também chamado “Patriarca dos Monges do Ocidente”.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *