Guilherme Freire – Crise da Educação

Guilherme Freire faz uma análise sobre ‘A Crise da Educação’, um livro cuja autora, Hannah Arendt, alerta para o fato de que os problemas acerca deste assunto precisam ser examinados à luz do impacto das experiências políticas no século XX.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Guilherme Freire – Crise da Educação

Neste vídeo, o professor de filosofia Guilherme Freire faz uma análise curta, porém contundente sobre A Crise da Educação, um livro cuja autora, Hannah Arendt, alerta para o fato de que os problemas acerca deste assunto precisam ser examinados à luz do impacto das experiências políticas no século XX.

A pensadora alemã Hannah Arendt destacou-se ao longo de sua vida como uma defensora incansável da liberdade. Tendo nascido na Alemanha, no início do século XX, presenciou o surgimento do nazifascismo no contexto europeu do entre guerras e, por isso, produziu obra contundente em defesa da família e dos direitos individuais das pessoas. Percebeu o quanto as “sociedades de massa”, como aquela preconizada pelo nazismo e o fascismo, tendia a sufocar as individualidades e agir de forma opressora quando seus interesses e práticas fossem contrariados ou contestados.

Foi quando esta filósofa publicou “A crise na educação”. Neste texto, são apresentados e discutidos aspectos relacionados, por exemplo, ao excesso de autonomia que estava sendo dado as crianças.

Segundo Arendt, a sociedade (estado, escola, família) delegar para a própria criança, um ser em formação, a responsabilidade da condução e governo de suas vidas constitui um grande risco e uma aberração.

Freire ressalta, em seu vídeo, que o remédio para o autoritarismo é a autoridade. Parece contraditório à primeira vista, mas faz pleno sentido.

Veja também

Adicionado em: 12 de julho de 2020

Visualizações: 11

Duração: 12:13

Categorias: Comentários

Tags: , , ,

Canal: Guilherme Freire


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados