Descrição
Neste vídeo, o professor de filosofia Guilherme Freire faz uma análise curta, porém contundente sobre A Crise da Educação, um livro cuja autora, Hannah Arendt, alerta para o fato de que os problemas acerca deste assunto precisam ser examinados à luz do impacto das experiências políticas no século XX.
A pensadora alemã Hannah Arendt destacou-se ao longo de sua vida como uma defensora incansável da liberdade. Tendo nascido na Alemanha, no início do século XX, presenciou o surgimento do nazifascismo no contexto europeu do entre guerras e, por isso, produziu obra contundente em defesa da família e dos direitos individuais das pessoas. Percebeu o quanto as “sociedades de massa”, como aquela preconizada pelo nazismo e o fascismo, tendia a sufocar as individualidades e agir de forma opressora quando seus interesses e práticas fossem contrariados ou contestados.
Foi quando esta filósofa publicou “A crise na educação”. Neste texto, são apresentados e discutidos aspectos relacionados, por exemplo, ao excesso de autonomia que estava sendo dado as crianças.
Segundo Arendt, a sociedade (estado, escola, família) delegar para a própria criança, um ser em formação, a responsabilidade da condução e governo de suas vidas constitui um grande risco e uma aberração.
Freire ressalta, em seu vídeo, que o remédio para o autoritarismo é a autoridade. Parece contraditório à primeira vista, mas faz pleno sentido.
Veja também
Mais informações
- Duração: 12:13
- Visualizações: 343
- Categorias: Comentários
- Canal: Guilherme Freire
- Marcador(es): Educação, Filosofia, Guilherme Freire, Literatura
- Publicado por: Equipe Direita Realista