Olavo de Carvalho – A memória é externa

Olavo de Carvalho afirma que a memória é externa, argumentando que o motivo de muitos se darem mal com essa faculdade humana está no fato de a tratarem como algo que ela não é. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste trecho do que provavelmente é uma das suas aulas do Curso Online de Filosofia, o professor Olavo de Carvalho (1947-2022) afirma que a memória é externa, argumentando que o motivo de muitos se darem mal com essa faculdade humana está no fato de a tratarem como algo que ela não é.

A memória não é um estoque de informação localizado na nossa cabeça. Ela não funciona assim. Também não é  como um HD no qual colocamos tudo o que queremos saber e jamais esqueceremos.

A nossa memória tem muito mais a ver com uma rede de internet que conecta diversos computadores, ainda que estes não tenham acesso direto ao mundo externo.

Como pessoas, temos acesso a diversos espíritos humanos, diversos conhecimentos e experiências externas a nós, que nos isentam do trabalho de guardar uma quantidade de conhecimento impossível de ser retida unicamente por nós – basta recorrer ao mundo exterior nos momentos em que nosso mundo interior falhar.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *