Suplico a Maria, celeste Mãe da Igreja, se digne preservar conosco, que formamos a Igreja, O corpo Místico do Seu Filho unigênito. Espero que, graças a tal oração, possamos receber o Espírito Santo que desce sobre nós e, deste modo, tornar-nos testemunhas de Cristo “até os confins da terra”, como aqueles que saíram do Cenáculo de Jerusalém do dia do Pentecostes. Amém.
Como hoje é Pentecostes, trouxemos aqui a Oração ao Espírito Santo de São João Paulo II que aprendemos na Missa.
E uma oração ideal para este dia e vale arquivá-la a aqui para futura referência, até porque, claro, serve também para qualquer dia do ano.
Solenidade de Pentecostes
A solenidade de Pentecostes é celebrada após 50 dias da Páscoa. Nesta festa, recorda-se o dom do Espírito Santo, que dissipa a confusão de Babel (Gn 11,9): com a morte, ressurreição e ascensão ao Céu de Jesus, os povos voltam a se entender com a mesma língua: a do amor. Em meados do século III, Tertuliano e Orígenes já falavam de Pentecostes como uma festa celebrada após a Ascensão. No século IV, a festa de Pentecostes era celebrada, normalmente, em Jerusalém, como recorda a nobre peregrina Egéria, repropondo o tema da renovação, atuada nos corações dos homens com a vinda do Espírito.
Pentecostes teve início com o povo judeu, que celebrava a Festa das Semanas: um acontecimento de origens agrícolas, para comemorar as primícias da colheita e a colheita anual.
Com o passar do tempo, os Judeus começaram a recordar a revelação de Deus a Moisés, no Monte Sinai, e o dom das Tábuas da Lei, os Dez Mandamentos. Para os cristãos, este evento tornou-se memorial de Cristo, que, ao voltar para a glória do Pai, se fez presente no coração do homem, por meio do Espírito, mediante a lei doada por Deus, escrita nos corações: “A Aliança, nova e definitiva, não é mais fundada em uma lei, escrita em tábuas de pedra, mas na ação do Espírito de Deus, que renova todas as coisas, gravada nos corações de carne” (Papa Francisco, Audiência Geral de 19 de junho de 2019). Com Pentecostes, tem início a Igreja e a sua missão evangelizadora.
Homilia de Pentecostes
Pra complementar, segue uma homilia do Padre José Eduardo preparada para o Pentecostes de 2024 que mesmo antes de assistirmos, temos certeza que explica a festa e é coisa boa:
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Visualizações: 4
- Categorias: Artigos
- Marcador(es): Cristianismo, Oração, Pentecostes, São João Paulo II
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.