Palestra de José Monir Nasser sobre Madame Bovary

A obra-prima de Flaubert é uma das obras literárias mais influentes da história.


Palestra de José Monir Nasser sobre Madame BovaryEste artigo reúne as duas partes de uma palestra ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre Madame Bovary, o romance do escritor francês Gustave Flaubert originalmente publicado em 1857, ainda como “Madame Bovary: Provincial Manners”, cuja protagonista homônima vive além de suas posses para escapar das banalidades e do vazio da vida provinciana.

Quando este romance foi serializado pela primeira vez na Revue de Paris entre 1º de outubro e 15 de dezembro de 1856, os promotores públicos atacaram o romance por obscenidade. Entretanto, o julgamento resultante, em janeiro de 1857, tornou a história famosa, um exemplo do Efeito Streisand muito antes da própria Barbara Streisand sonhar em existir.

Após a absolvição de Flaubert em 7 de fevereiro de 1857, Madame Bovary tornou-se um best-seller em abril de 1857, quando foi publicado em dois volumes. Trabalho seminal do realismo literário, este romance é hoje considerado a obra-prima de Flaubert e uma das obras literárias mais influentes da história.

A seguir, encontram-se a primeira e segundas partes de Monir Nasser sobre essa obra. São quase 4 horas de conteúdo somadas:

Parte 1

Parte 2

Estes vídeos foram providenciados pelo canal Mental Food, publicado originalmente em 12 de julho de 2018.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *