Médico que assinou artigo em favor de vacinar adolescentes tem contrato com a Pfizer

O médico e o laboratório defendem que a relação é de caráter científico e negam conflitos de interesses


Luís Varandas, um médico português que assinou artigo em favor de vacinar adolescentes, tem contrato com a Pfizer e recebe dois mil euros por mês pelo cargo de consultor na empresa.

Segundo o Sábado, Luís Varandas recebeu nos últimos quatro anos 33.519 euros da Pfizer, entre verbas pagas por palestras nas quais foi orador, gravações de vídeos sobre vacinas e o referido contrato de consultoria científica (que vale dois mil euros mensais). O contrato aumentou o envolvimento entre as duas partes – cerca de 58% do total recebido (19.573 euros) foi encaixado já este ano. Realmente interessante.

O médico perito em infectologia trabalha no Hospital Pediátrico Dona Estefânia, em Lisboa, tem carreira acadêmica na Universidade Nova e foi coordenador da comissão de vacinas da Sociedade Portuguesa de Pediatria – este é um órgão influente, que emite recomendações aos pediatras e outros profissionais de saúde sobre as vacinas a dar às crianças, incluindo as que estão fora do Programa Nacional de Vacinação.

Como era de se esperar, o médico e o laboratório defendem que a relação é de caráter científico e negam conflitos de interesses. Mas ainda resta a pergunta ao leitor: você nasceu ontem?

Abaixo, segue um vídeo não relacionado e escolhido de forma aleatória:

Últimas notícias

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *