Padre Paulo Ricardo – Memória de São Jerônimo, Doutor da Igreja

Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de São Jerônimo, quem foi transformado por Deus de inimigo da Escritura em insigne Doutor nas páginas sagradas e um dos Pais da Igreja Ocidental. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

A Homilia Diária de número 1592 do Padre Paulo Ricardo foi feita para celebrar a memória de São Jerônimo, quem foi transformado por Deus de inimigo da Escritura em insigne Doutor nas páginas sagradas e um dos Pais da Igreja Ocidental.

Educado no melhor latim de sua época e afeito aos brilhos do estilo e à expressão elegante, a graça divina pôde vencer o orgulho literário de Jerônimo, fazendo-o encontrar, sob a simplicidade quase “rude” do Texto Santo, a pérola preciosa da sabedoria de Cristo. Jerônimo dedicou toda a sua vida ao estudo das Escrituras, colocando em prática a Palavra de Deus.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 30 de setembro de 2020, mas perfeitamente válida para hoje e sempre, e aprendamos de São Jerônimo a descobrir, pela luz sobrenatural da graça, o sentido profundo e inesgotável das Sagradas Escrituras, alimento para a nossa alma.

São Jerônimo, Confessor e Doutor da Igreja (+ Palestina, 419)

Natural da Dalmácia, recebeu formação católica, mas só foi batizado aos 20 anos. Possuidor de uma cultura clássica das maiores do tempo, é considerado um dos mestres da língua latina. Aproveitou integralmente sua imensa cultura no serviço da Igreja, lutando contra as heresias e defendendo a Fé católica.

Atraído pela vida isolada e recolhida, na oração e na austeridade, nem por isso deixava de participar ativamente, desde os vários locais em que viveu como ermitão, das grandes controvérsias do mundo culto de então.

Asceta e literato, foi secretário do Papa São Dâmaso, e recebeu deste o encargo de traduzir para o latim, a partir dos textos originais, os Livros Sagrados, de modo a haver uma única versão oficial das Escrituras, para que não fossem estas deturpadas pelos hereges dos séculos futuros. Essa foi a origem da “Vulgata”.

Na fase final de sua vida, permaneceu em Belém, na Palestina, onde dirigiu um mosteiro de monges e deu assistência a um mosteiro feminino.

Faleceu em 30 de setembro do ano 420.

São Jerônimo: fortaleza da Cristandade em face da heresia.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *