Padre Paulo Ricardo – Memória de São João Crisóstomo

Homilia do Padre Paulo Ricardo feita em memória de São João Crisóstomo, um sacerdote, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja que é exemplo de paciência e caridade no ofício de pregar, sem receios nem respeitos humanos, a verdade de Cristo.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Memória de São João Crisóstomo

A homilia diária de número 1264 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de São João Crisóstomo, um sacerdote, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja conhecido não só pela beleza singular e a firmeza inigualável de seus sermões, com os quais angariou a antipatia de muitos poderosos, mas também pela caridade paciente com que suportou, sempre disposto a perdoar, inúmeros revezes, perseguições, injustiças e maus tratos.

Nascido em Antioquia na mesma época em que viveu Santo Agostinho, São João Crisóstomo é exemplo de paciência e caridade no ofício de pregar, sem receios nem respeitos humanos, a verdade de Cristo.

Esta homilia Pe. Paulo foi feita para 13 de setembro de 2019, mas serve todas as ocasiões em que a memória deste grande santo for celebrada e sempre que precisarmos nos lembrar que como a Verdade deve ser defendida. Que Deus nos conceda, por intercessão de São João Crisóstomo, a graça de conservarmos íntegro e puro, até o fim da vida, o dom da nossa santa fé católica e apostólica.

O santo do dia 13 de setembro: São João Crisóstomo

São João Crisóstomo, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja (+ Ponto, Ásia Menor, 407)

Passou alguns anos como eremita solitário no deserto e depois foi sacerdote em Antioquia. Nomeado bispo e patriarca de Constantinopla, esforçou-se para moralizar o Clero, no qual havia desvios e escândalos, e chegou a depor bispos indignos.

Denunciou também, corajosamente, abusos de autoridades civis. Despertou, por tudo isso, antipatias em pessoas poderosas, tanto na ordem espiritual quanto na temporal. Foi, em consequência, duas vezes desterrado e morreu no exílio.

Era amigo íntimo e tinha sido colega de estudos de São Basílio Magno.

Sua eloquência extraordinária lhe valeu o título de Crisóstomo, que em grego significa “Boca de Ouro” e a designação, pelo Papa São Pio X, como o patrono da eloquência sagrada. É considerado um dos quatro grandes Doutores da Igreja Oriental e deixou uma produção intelectual abundante e variada, composta de aproximadamente 600 sermões e discursos.

Veja também

Adicionado em: 13 de setembro de 2020

Visualizações: 6

Duração: 05:36

Categorias: Curtos

Tags: , , ,

Canal: Padre José Eduardo


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados