Olavo de Carvalho – Negação da sabedoria

Olavo de Carvalho fala sobre as finalidades do conhecimento prático, o papel da capacidade abstrativa neste sentido e como a demasiada valorização do consenso acaba promovendo, na verdade, a negação da sabedoria. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste trecho da aula de número 53 de seu Curso Online de Filosofia, ministrada em 10 de março de 2010, Olavo de Carvalho fala sobre a negação da sabedoria.

O filósofo brasileiro fala sobre as finalidades do conhecimento prático, o papel da capacidade abstrativa do ser humano neste sentido e como a cultura moderna, por acabar definindo como real apenas a intercessão entre os atos de conhecimentos praticados por todos os membros de uma determinada comunidade, atrapalha essa dinâmica.

Carvalho argumenta e demonstra que o consenso dos sábios pode ser importante, mas perto do mundo real é muito pobre e acaba promovendo, na verdade, a negação da sabedoria, ou seja, a antifilosofia.

Veja mais

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *