Pedro Bial entrevista Olavo de Carvalho (1996)

GD Star Rating
loading...

Pedro Bial entrevista Olavo de Carvalho (1996)

Pedro Bial entrevista Olavo de Carvalho, em ocasião do lançamento do livro O Imbecil Coletivo, best seller de grande sucesso do filósofo brasileiro. O encontro aconteceu no programa Bom Dia Brasil, em 1996, seis anos antes de o PT subir ao poder político.

Além de conversarem sobre a carreira de Olavo, o livro, suas outras obras e assuntos relacionados, esta entrevista que foi palco de uma das declarações consideradas “proféticas “do filósofo a respeito da ascensão da esquerda no mundo:

Bial – Você é de direita?
Olavo – Olha, (inaudível) direita de Deus-Pai Todo-Poderoso no Juízo Final, eu espero. Agora, se é de esquerda ou direita aqui não me interessa. O que me interessa é em cima e embaixo. No tempo em que quem estava no poder era a direita, eu estava na esquerda como crítico. Agora eu acho que a esquerda está num momento de ascensão, então eu automaticamente passo a olhá-la com olhos críticos.

Bial (surpreso e desconfiado) –A esquerda está num momento de ascensão?
OlavoAh, sem sombra de dúvida.

Bial – …num momento em que a alternativa socialista sofreu um colapso no mundo inteiro.
Olavo – Sem sombra de dúvida. Aconteceu no mundo inteiro, mas eu não duvido que a esquerda, aqui no Brasil, ela tem uma grande esperança de que isso aqui seja a terra onde vai haver um renouveau, um renascimento. Eu acho essa esperança maluca, mas eu creio firmemente que eles têm essa ideia. E [o fato de] que [eles] têm um poder muito grande hoje, a gente vê sobretudo nos meios de comunicação, na universidade… Isto por quê? Porque a partir da década de 1960, foram adotando a estratégia gramsciana, que é a de fazer a revolução cultural primeiro para fazer a revolução política depois. Então foram gradualmente ocupando espaços na universidade, na imprensa, rádio, movimento editorial etc. E hoje isto aí está praticamente na mão deles, embora eles mesmos não assumam a responsabilidade. Quer dizer: muitas vezes [os esquerdistas] têm poder, mas não assumem que têm, então continuam se sentindo perseguidos e infelizes.

O Imbecil Coletivo, como foi lançado originalmente, encerrava a trilogia iniciada com A Nova Era e a Revolução Cultural (1994) e O Jardim das Aflições (1995). A obra reunia textos escritos por Olavo de Carvalho entre 1992 e 1996 que tratavam a respeito da “alienação da nossa elite intelectual, arrebatada por modas e paixões que a impedem de enxergar as coisas mais óbvias”. O livro ainda teve duas sequências O Imbecil Coletivo II e III e foi republicado recentemente em uma nova edição.

Veja mais

Adicionado em: 13 de abril de 2019

Visualizações: 19

Duração: 22:32

Categorias: Entrevistas

Tags:

Canal: Rede Globo

GD Star Rating
loading...


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados