Hoje no Mundo Militar – Saab JAS 39 Gripen (Vídeo)

Vídeo do canal Hoje no Mundo Militar sobre o Saab JAS 39 Gripen, o caça multiuso leve monomotor de quarta geração e meia fabricado pela Saab, da Suécia, que deve substituir os caças F-5 e Mirage na Força Aérea Brasileira. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Este vídeo do canal Hoje no Mundo Militar fala sobre o Saab JAS 39 Gripen, o caça multiuso leve monomotor de quarta geração e meia. Também conhecido como F-39 Gripen, é fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia, e deve substituir os caças F-5 e Mirage na Força Aérea Brasileira.

O vídeo começa narrando os antecedentes históricos ao desenvolvimento da aeronave, vai para as suas capacidades e descreve seus aspectos técnicos, como armamentos, aviônicos etc. Também compartilha curiosidades a respeito do Gripen e mostra cenas do caça em funcionamento.

O Gripen tem asa delta e configuração canard com design de estabilidade relaxada e controles de vôo fly-by-wire. É movido pelo Volvo RM12 e tem uma velocidade máxima de Mach 2. As aeronaves posteriores são modificadas para os padrões de interoperabilidade da OTAN e para realizar reabastecimento Ar-Ar.

Em 1979, o governo sueco iniciou os estudos de desenvolvimento de uma aeronave capaz de missões de caça, ataque e reconhecimento para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen na Força Aérea Sueca. Um novo projeto da Saab foi selecionado e desenvolvido como JAS 39, voando pela primeira vez em 1988 e entrando em serviço na Força Aérea Sueca em 1996. Variantes atualizadas, com aviônicos mais avançados e adaptações para tempos de missão mais longos, começaram a entrar em serviço em 2003.

Para comercializar a aeronave internacionalmente, a Saab formou parcerias e esforços colaborativos com empresas aeroespaciais estrangeiras, incluindo, em 2001, a BAE Systems. No mercado de exportação, os primeiros modelos do Gripen alcançaram sucesso moderado nas vendas para países da Europa Central, África do Sul e Sudeste Asiático.

Uma versão atualizada e remodelada, designada Gripen JAS 39E/F, também conhecida como Gripen NG ou Super JAS, começou a ser entregue às forças aéreas sueca e brasileira a partir de 2019. As mudanças incluem a adoção de um novo motor, o General Electric F414G, um radar ativo com varredura eletrônica e um aumento significante da capacidade de combustível interna.

Em 2020, mais de 271 Gripens de todos os modelos, A–F, já haviam sido construídos.

Mais temas militares

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *