São Bartolomeu, o Apóstolo que não livrou a própria pele

Padre Paulo Ricardo sobre São Bartolomeu, este Apóstolo que não livrou a própria pele, dando testemunho de que Cristo é a escada vista por Jacó, que une na unidade de sua pessoa as naturezas divina e humana, o céu e a terra. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Nesta sua Homilia Diária, feita para celebrar a Festa de São Bartolomeu, o Padre Paulo Ricardo faz uma meditação sobre a memória deste Apóstolo que não livrou a própria pele, dando testemunho de que Cristo é a escada vista por Jacó, que une na unidade de sua pessoa as naturezas divina e humana, o céu e a terra, sendo assim o nosso único Mediador, Sumo e eterno Pontífice.

Bartolomeu ou Natanael era um dos Doze Apóstolos que acompanham Jesus, desde o seu Batismo até ao Jordão e à sua morte na Cruz e muito mais. As notícias que temos sobre ele vêm dos Evangelhos: era um pescador de Caná e, no início, era muito cético. Evangelizou a Índia e foi martirizado na Armênia.

Diante disso, o padre comenta sobre quem olha para a Igreja Católica como um “empreendimento de marketing”, às vezes até dentro dela. São pregadores e padres jovens (ou nem tão jovens) empolgados com a popularidade virtual, mas esquecidos do motivo por que estamos na internet, por que evangelizamos, por que subimos aos púlpitos, por que cruzamos mares, enfrentamos leões, cachoeiras, índios canibais, torturas e até o esfolamento… É por amor a Jesus! Se amamos Jesus, queremos que as pessoas o conheçam e o amem porque sabemos que isso agrada ao Coração dele.

Por isso, estamos dispostos a perder a pele como São Bartolomeu Natanael. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 24 de agosto de 2021, mas perfeitamente válida para hoje, e celebremos juntos a festa de São Bartolomeu, Apóstolo!

São Bartolomeu Apóstolo, Mártir (+ séc. I)

Também chamado Natanael, recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo um elogio magnífico: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fraude” (São João, 1,47). Já na ocasião em que o Apóstolo São Filipe o apresentava ao Mestre, São Bartolomeu reconheceu a realeza e a divindade de Jesus Cristo: “Mestre, tu és o Filho de Deus, és o Rei de Israel” (id., 1,49). Segundo a Tradição, São Bartolomeu foi martirizado no Oriente, para onde levou o Evangelho.

É o santo do dia 24 de agosto.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *