Um Ato de Misericórdia

Um Ato de Misericórdia é um filme de 2004 que dramatiza os eventos reais da vida do Beato Carlos Gnocchi, um padre católico que viveu na primeira metade do Século XX. Dublado em PT-BR. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Um Ato de Misericórdia (Inglês: Father of Mercy, Italiano: Don Gnocchi – L’angelo dei bimbi) é um filme italiano lançado para televisão em 2004 que dramatiza os eventos reais da vida do Beato Carlos Gnocchi, um padre católico que viveu na primeira metade do Século XX.

O filme foi dirigido pela Cinzia Th. Torrini e estrelado por Daniele Liotti, e está aqui dublado em português brasileiro (PT-BR).

Sinopse

O filme conta a emocionante trajetória de Dom Gnocchi, um padre italiano que trabalhou heroicamente em prol dos soldados feridos e mortos na Segunda Guerra Mundial.

Beato Carlos Gnocchi

Padre Carlos Gnocchi (25 de outubro de 1902 0 28 de fevereiro de 1956), também conhecido como “Padre dos mutilados”, foi educador de jovens desde o começo do seu ministério sacerdotal. Conheceu os horrores da II Guerra mundial como capelão voluntário, primeiro na frente greco-albanesa e, depois, com os alpinos da Divisão “Tridentina”, nos campos da Rússia. Prodigalizou-se com caridade heroica pelos feridos e moribundos, e amadureceu o desígnio de uma grande obra destinada aos pobres, aos órfãos e aos desventurados.

Surgiu assim a Fundação Pro Juventude, através da qual ele multiplicou iniciativas sociais e apostólicas em favor dos numerosos órfãos de guerra e pequeninos mutilados devido à explosão de engenhos de guerra. A sua generosidade prolongou-se para além da morte, que chegou a 28 de fevereiro de 1956, mediante a doação das suas córneas a dois jovens cegos. Foi um gesto precursor, se considerarmos que na Itália o transplante de órgãos ainda não era regulado por normas legislativas.

Ele foi beatificado no dia 25 de outubro de 2009 pelo Cardeal Bispo Emérito de Milão Dionigi Tettamanzi.

Mais

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *