Viés em amostragem de pesquisa do Ibope explicaria Haddad com mais intenções de votos em São Paulo

Viés em amostragem de pesquisa do Ibope divulgada explicaria Haddad com mais intenções de votos em São Paulo. Segundo os resultados divulgados na última terça-feira (23), o candidato petista aparece com 51% dos votos válidos contra 49% de Bolsonaro na capital do estado. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estariam tecnicamente empatados.

O problema é que, como muitos assinalaram, isto tudo parece um contrassenso, pois Fernando Haddad reconhecidamente fez uma péssima administração em São Paulo, ganhando inclusive o título de pior prefeito do Brasil, quiçá do mundo.

Entretanto, ao examinar a pesquisa com mais minúcia, percebe-se que o Ibope não mentiu, mas selecionou uma amostra que comprovada e proporcionalmente votou mais no candidato do PT, portanto contaminada.

tabela ibope sp

Esta tabela se encontra na página 43 do PDF “PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS”, arquivo disponível no próprio site do Ibope [1]. Clique na figura para ampliá-la.

A pergunta da tabela acima era em qual candidato o entrevistado votou no 1° turno, mostrando Haddad com 27% dos votos totais, o que daria algo por volta de 34,2% dos votos válidos. Entretanto, de acordo com os números oficiais divulgados pelo TSE, Bolsonaro teve 44,6% dos votos válidos contra 19,7 de Haddad:

Candidato (1° turno)		Votos válidos		Votos totais
Haddad (Amostra)		34,20%			27,00%
Bolsonaro (Amostra) 		30,00% 			37,80% 			
Haddad (Resultados TSE)		19,70%			~15,60%
Bolsonaro (Resultados TSE)	44,58%			~56,17%

Em outras palavras, esta amostragem não refletiria o que realmente aconteceu (ignorou os resultados do TSE), o que teria causado uma distorção amostral enorme. De acordo com este raciocínio, se ele estiver correto, seria impossível mesmo essa pesquisa não ter, no mínimo, 10% de diferença contra o Bolsonaro.

Veja também

  1. PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS – A tabela em questão completa.
  2. Juiz que pretendia recolher urnas eletrônicas na véspera da eleição é afastado.
  3. Segundo Jair Bolsonaro, os problemas das urnas impediram sua vitória no 1º turno.
  4. Resultados da Operação Antifraude.
  5. Danilo Gentili entrevista professor da Unicamp que descobriu falhas na urna eletrônica.
  6. Nando Moura – Pesquisas e farsas.

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados

Newsletter

Assine a nossa newsletter e faça parte dos nossos assinantes!