Por que a beleza importa?

GD Star Rating
loading...

Por que a beleza importa?

Why Beauty Matters é um sensacional documentário conduzido pelo filósofo britânico Roger Scruton, pela BBC, que é um ensaio acerca do abandono contemporâneo da beleza nas artes e de como é imprescindível de resgatá-la em sua essência. Alguns dos espectadores poderão automaticamente relacionar o assunto com o relativismo moral dos últimos séculos.

“Em qualquer tempo, entre 1750 e 1930, se fosse perguntado a qualquer pessoa educada para descrever o objetivo da poesia, da arte e da música, eles teriam respondido: a beleza. E se você perguntasse o motivo disto, aprenderia que a beleza é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade.

Então, no séc. XX, a beleza deixou de ser importante. A arte, gradativamente, ficou focada em perturbar e quebrar tabus morais. Não era beleza, mas a ‘originalidade’, atingida por quaisquer meios e a qualquer custo moral, que ganhava os prêmios.

Não somente a arte fez um culto à feiura, como a arquitetura se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o nosso entorno físico que se tornou feio: nossa linguagem, música e maneiras, estão cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas, como se a beleza e o bom gosto, não tivessem lugar em nossas vidas.

Uma palavra é escrita em letras garrafais em todas estas coisas feias, e a palavra é: egoísmo. ‘Meus lucros’, ‘meus desejos”, ‘meus prazeres’… E a arte não tem o que dizer em resposta, apenas: ‘sim, faça isso!

Penso que estamos perdendo a beleza e existe o perigo de que, com isso, percamos o sentido da vida.”

As legendas em português podem ser ativadas no canto inferior do vídeo, no botão CC (Close Captions).

Deixe um comentário

Adicionado Em: 25 de julho de 2015

Visualizações: 477

Duração: 58:58

Categorias: Documentários

Tags: , ,

Canal: Roger Scruton

GD Star Rating
loading...

Este Link: