O Arquipélago de Soljenítsin (Vídeo)

Vídeo do ANCAPSU sobre o que foi o Arquipélago Gulag a que Alexander Isayevich Soljenítsin, o principal dissidente soviético, se referia neste seu livro, o mais importante a denunciar os vários crimes de Josef Stalin. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Este vídeo do canal Visão Libertária, da rede ANCAP.SU, questiona o que foi o Arquipélago Gulag a que Alexander Soljenítsin, o principal dissidente soviético, se referia neste seu livro, o mais importante a denunciar os vários crimes de Stalin.

De acordo com a exposição, basicamente a leitura de um artigo, o Arquipélago Gulag foi um sistema complexo de campos de trabalhos forçados. Alguns de fato ficavam em ilhas, mas eram tantos espalhados pelo território soviético que é daí que vem o termo “arquipélago”, pois ficavam ilhados em regiões isoladas, algumas inabitadas, em sua maioria.

Antes de explicar sobre o reinado de terror de Josef Stalin a que esse grande escritor russo foi submetido, é mais do que necessário apresentar aqui sua biografia. Alexander Isayevich Soljenítsin nasceu em 1918, ano em que os bolcheviques liderados por Vladimir Lênin estrearam seu governo na Rússia. Nesse contexto, ocorria a guerra civil na Rússia, e todo esse processo violento gerou uma enorme pobreza na sociedade. Lênin também chegou a abolir o mercado e a iniciativa privada, agravando a miséria no país, e isso atingiu os pais de Soljenítsin, que tiveram uma vida muito humilde.

Soljenítsin se formou em física e matemática na Universidade Estatal de Rostov e, depois, se tornou um militar do Exército Vermelho da União Soviética quando iniciou a Segunda Guerra Mundial. Ficou mundialmente famoso após o prêmio Nobel de Literatura em 1970 e por ter escrito um romance denunciando os crimes do governo de Stalin: Um Dia na Vida de Ivan Deníssovitch (1962).

Mais tarde, lançou sua obra prima Arquipélago Gulag, no qual revelou não só a sua experiência como prisioneiro do Gulag, mas compilou relatos de mais de 200 pessoas. Após isso, foi sumariamente expulso da antiga URSS, tendo sua nacionalidade cassada.

Fontes

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *