Deputados querem Rio novamente capital do Brasil

Neste vídeo, o Peter Turguniev, do ANCAPSU, fala e comenta como deputados querem tornar a cidade do Rio de Janeiro novamente capital do Brasil e já estão articulando uma PEC para tal. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Deputados e intelectuais querem tornar a cidade do Rio de Janeiro novamente capital do Brasil e já estão articulando uma PEC para tal.

Quem trouxe e comentou a notícia (via Terra Brasil Notícias), foi o Peter Turguniev, do ANCAP.SU, abordando o movimento de políticos e intelectuais fazem esta proposta e justificando-a afirmando que “as democracias e instituições brasileiras só serão fortalecidas com a compreensão que ter um poder insularizado não é saudável: pela questão da promiscuidade (do poder), da falta de pressão popular, pelo próprio histórico”.

De acordo com a fonte, existe um inconformismo com a perda do posto de capital brasileira pelo Rio de Janeiro e com a incorporação desse antigo Distrito Federal (que de 1960 a 1975 se tornou o Estado da Guanabara) ao Estado do Rio de Janeiro.

Em maio deste ano, os pesquisadores Christian Edward Cyril Lynch, Igor Abdalla Medina de Souza e Luiz Carlos Ramiro Junior organizaram e publicaram o livro “Rio, 2º Distrito Federal: Diagnóstico da crise estadual e defesa da federalização” com propostas que vão desde a transformação do que hoje é a cidade do Rio em segunda capital ou em cidade federal à sua separação do restante do Estado do Rio de Janeiro.

Em entrevista à BBC News Brasil, Lynch afirmou que a cidade do Rio de Janeiro é hoje um “segundo distrito federal” encoberto e uma capital estadual artificial, afirmando que “o Estado do Rio é um minotauro federativo: tem uma cabeça de capital (nacional) e corpo de Estado (…) Uma decisão tomada em Brasília tem muito mais impacto na economia do Rio (cidade) do que uma decisão tomada pelo governador do Estado”.

A estreita ligação entre a cidade do Rio e a identidade nacional é materializada, segundo Lynch, nos muitos nomes de ruas, instituições e monumentos em solo carioca que remetem à história nacional, além do símbolo brasileiro que o Rio é para estrangeiros e turistas.

Dentre outros problemas que surgiram desde a mudança da capital, o que inclui o excesso de parasitas públicos e dezenas de operações de Garantia da Lei e Ordem (GLO) no Rio desde 2010, Lynch conclui “que um estado que tem 40 anos, já passou por todos tipos de governadores e partidos e não consegue se estabilizar tem um problema crônico devido à mudança da capital e à fusão imposta pela ditadura militar”.

A principal proposta de Rio, 2º Distrito Federal, da transformação novamente do Rio em uma capital, somando-se a Brasília nessa posição, recebeu manifestações de apoio após a publicação do livro de articulistas como Ruy Castro no jornal Folha de S.Paulo e Merval Pereira em O Globo. Além disso, políticos como Marcelo Calero (Cidadania-RJ) já parecem estar mexendo os pauzinhos.

Veja também

Mais informações

  • Duração: 06:21
  • Visualizações: 33
  • Categorias: Notícias
  • Canal: ANCAP.SU
  • Marcador(es): Política
  • Publicado por: Equipe Direita Realista

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *