Jose Monir Nasser fala sobre a importância da humildade diante das conquistas na vida

José Monir Nasser fala sobre a importância da humildade diante das conquistas, defendendo que, ao adotarmos uma postura humilde diante dos favores da vida, somos capazes de lidar com os altos e baixos da vida com mais serenidade e sabedoria. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste inspirador trecho de sua interessantíssima palestra a respeito de A Consolação da Filosofia, de Severino Boécio, José Monir Nasser (1957 – 2013), saudoso professor e economista das maiores competência e honestidade intelectual, fala sobre um dos temas centrais da filosofia e da vida: a importância da humildade diante das conquistas.

Analisando o conceito da fortuna (que aqui entende-se por sorte/destino/acaso) e seu papel na vida humana, ele nos leva a questionar a natureza efêmera das conquistas e a reconhecer a necessidade de humildade, especialmente quando atingimos o sucesso.

Monir começa descrevendo a fortuna como algo transitório, contando histórias de figuras públicas, como ministros e empresários, que, em determinado momento, possuíam todo o prestígio e poder, mas que rapidamente se viram sem importância assim que o contexto mudou. Um exemplo citado foi o de um ex-ministro, que nos seus últimos dias de mandato, mal conseguia um simples cafezinho. Isso revela a natureza volátil das honrarias e do prestígio concedidos pela sociedade, que são muitas vezes iludidos pelo poder momentâneo.

O professor reflete que, ao nos depararmos com situações de grande sucesso, é necessário encará-las com uma grande humildade, argumentando que o reconhecimento ou as posições de poder não vêm do mérito pessoal, mas da conjunção de fatores externos, como a fortuna e o acaso. Monir explica que entender essa verdade é fundamental para não sermos consumidos pelo orgulho ou pela vaidade. O segredo para sobreviver ao sucesso seria reconhecer que aquilo “não é para você de verdade” e que tudo não passa de um “teatro da fortuna”, que pode se divertir às nossas custas.

Esse ensinamento é particularmente relevante quando se comenta sobre como a humildade permite que uma pessoa, ao perder esses favores da fortuna, mantenha sua nobreza e dignidade, sugerindo que essa abordagem faz parte de uma sabedoria cristã e deveria ser um dos pilares do comportamento humano.

Em síntese, José Monir Nasser nos alerta sobre os perigos da pretensão e do orgulho nas conquistas pessoais, defendendo que, ao adotarmos uma postura humilde diante dos favores da vida, somos capazes de lidar com os altos e baixos da vida com mais serenidade e sabedoria.


Este clipe foi providenciado pelo canal Ewerton Kleber e publicado originalmente em 22 de junho de 2018.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *