Padre Paulo Ricardo – Memória de São Cornélio e São Cipriano, Mártires

Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de São Cornélio e São Cipriano, dois grandes mártires e testemunhas daquele amor pela verdade, que não conhece renegação, tampouco diante do sacrifício extremo. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Na sua Homilia Diária de número 1580, o Padre Paulo Ricardo faz uma edificante meditação em memória de São Cornélio e São Cipriano, dois grandes mártires e testemunhas contemporâneas daquele amor pela verdade, que não conhece renegação, tampouco diante do sacrifício extremo.

A Igreja celebra hoje a memória de São Cornélio e São Cipriano. O primeiro, como Papa, e o segundo, como Bispo de Cartago, não só se mostraram fiéis a Cristo até o extremo, morrendo por Ele na mão das autoridades romanas, mas também defenderam sem descanso que mesmo os que cedem ao medo nos momentos de perseguição podem ser readmitidos à vida da Igreja, que nos desafia à conversão e à santidade, mas também está pronta, se nos arrependermos, a receber de volta em seu grêmio nós que tantas vezes a traímos por nossas quedas e infidelidades.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para 16 de setembro de 2020, mas perfeitamente válida para hoje e sempre, e recorramos juntos à intercessão de São Cornélio e São Cipriano!

São Cornélio e São Cipriano, Mártires (+ séc. III)

São Cornélio condenou os erros dos hereges novacianos, que promoveram um cisma na Igreja e procuraram depô-lo. Nessa emergência, foi apoiado e encorajado por São Cipriano, Bispo de Cartago (norte da África).

São Cornélio foi martirizado durante a perseguição de Galiano, no ano 252, e São Cipriano, que tinha sido professor de retórica e era célebre como pregador, sofreu o martírio em 258. Ambos aparecem juntos no Cânon tradicional da Missa.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *