Padre Paulo Ricardo – Memória de São Francisco de Assis

Homilia do Padre Paulo Ricardo feita em memória de São Francisco de Assis, um santo que é grande exemplo do que é realmente fazer o bem aos outros e levar o maior tesouro que possuímos nesta vida: o Evangelho e a luz da fé.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Memória de São Francisco de Assis

A homilia diária de número 656 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de São Francisco de Assis, um santo que viveu na Idade Média e grande exemplo de apenas quando nos desprendemos dos bens da terra que podemos, tendo a Cristo como nossa única riqueza, fazer realmente o bem aos outros e levar o maior tesouro que possuímos nesta vida: o Evangelho e a luz da fé.

São Francisco de Assis, cuja memória celebramos no dia 4 de outubro, em nada se parece com a caricatura que às vezes se faz de sua figura hoje em dia. Longe de ser o mero “fundador de ONGs” em benefício dos mais necessitados, S. Francisco viveu ele mesmo a pobreza de Cristo, com um coração ardente de seráfica caridade.

Esta homilia foi publicada originalmente no dia 3 de outubro de 2017, mas não tem tempo de validade, como todas as outras do Pe. Paulo Ricardo que divulgamos aqui.

São Francisco de Assis, Confessor (+ Assis, Itália, 1226)

Numa época em que o apego intemperante às riquezas minava profundamente a espiritualidade medieval, Deus suscitou Francisco, o enamorado da Dama Pobreza, para restaurar o equilíbrio necessário.

Francisco foi uma das colunas sobre as quais a Igreja se sustentou naquele século. Renunciou à rica herança paterna e decidiu viver sem nada, levando a prática da virtude da pobreza até um radicalismo difícil de conceber. Fundou a Ordem dos Frades Menores, que em poucos anos se transformou numa das maiores da Cristandade. Fundou, com Santa Clara de Assis, o ramo feminino da mesma Ordem.

Para os leigos que viviam no mundo, mas desejavam ser fiéis ao espírito de pobreza e participar das graças e privilégios da espiritualidade franciscana, fundou a Ordem Terceira. Por sua semelhança com o Divino Salvador, mereceu ter gravados em seu corpo os estigmas da Santa Paixão.

São Francisco de Assis é o santo do dia 4 de outubro.

Veja também

Adicionado em: 4 de outubro de 2020

Visualizações: 14

Duração: 05:16

Categorias: Curtos

Tags: , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados