Descrição
Na sua Homilia Diária de número 1556, o Padre Paulo Ricardo celebra a memória de São João Eudes, presbítero que, em 1625, percorreu por uma França embrutecida pela Guerra dos Trinta Anos e eventualmente fundou a Congregação de Jesus e Maria, de cuja devoção foi um grande apóstolo.
O sacerdote brasileiro faz uma meditação sobre o que se sucede com Jesus e Maria, que é o contrário do que geralmente acontece com os filhos e suas mães: de regra, são os filhos que, imitando-lhes as virtudes, se tornam semelhantes às mães; com os Sagrados Corações, porém, é a Virgem que se assemelha a Cristo, a tal ponto que, para ela, o ser Maria não é outra coisa além de ser o reflexo mais perfeito possível daquele que se dignou tomá-la como Mãe.
Em outras palavras, tem o Coração de Maria um tal parecido e uma tal semelhança com o de Cristo que, para a Virgem, o ser Maria é o mesmo que ser reflexo de Jesus.
Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 19 de agosto de 2020, mas perfeitamente válida para hoje, e peçamos a São João Eudes a graça de penetrarmos sempre mais fundo o mistério dos Corações de Jesus e Maria.
São João Eudes, Confessor (+ Caen, França, 1680)
Foi inicialmente membro da Congregação do Oratório, e durante anos se dedicou a pregar missões no interior da França. Depois sentiu-se chamado por Deus a deixar seu instituto religioso e fundar outro, dedicado não só às missões mas também à reforma do Clero. Foi assim que nasceu a Congregação de Jesus e Maria, dos Padres Eudistas.
Fundou também a Congregação de Nossa Senhora da Caridade, com o objetivo, entre outros, de regenerar mulheres perdidas.
Foi grande propagandista da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria e combateu arduamente os erros do jansenismo.
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 06:11
- Visualizações: 17
- Categorias: Curtos
- Canal: Padre Paulo Ricardo
- Marcador(es): Cristianismo, Igreja Católica, Padre Paulo Ricardo, Santo católico
- Publicado por: Equipe Direita Realista