Padre Paulo Ricardo – Memória de São João Eudes, Presbítero (Vídeo)

Homilia do Pe Paulo Ricardo em memória de São João Eudes, presbítero fundador da Congregação dos Padres Eudistas, meditando sobre os mistério dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Na sua Homilia Diária de número 1556, o Padre Paulo Ricardo celebra a memória de São João Eudes, presbítero que, em 1625, percorreu por uma França embrutecida pela Guerra dos Trinta Anos e eventualmente fundou a Congregação de Jesus e Maria, de cuja devoção foi um grande apóstolo.

O sacerdote brasileiro faz uma meditação sobre o que se sucede com Jesus e Maria, que é o contrário do que geralmente acontece com os filhos e suas mães: de regra, são os filhos que, imitando-lhes as virtudes, se tornam semelhantes às mães; com os Sagrados Corações, porém, é a Virgem que se assemelha a Cristo, a tal ponto que, para ela, o ser Maria não é outra coisa além de ser o reflexo mais perfeito possível daquele que se dignou tomá-la como Mãe.

Em outras palavras, tem o Coração de Maria um tal parecido e uma tal semelhança com o de Cristo que, para a Virgem, o ser Maria é o mesmo que ser reflexo de Jesus.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 19 de agosto de 2020, mas perfeitamente válida para hoje, e peçamos a São João Eudes a graça de penetrarmos sempre mais fundo o mistério dos Corações de Jesus e Maria.

São João Eudes, Confessor (+ Caen, França, 1680)

Foi inicialmente membro da Congregação do Oratório, e durante anos se dedicou a pregar missões no interior da França. Depois sentiu-se chamado por Deus a deixar seu instituto religioso e fundar outro, dedicado não só às missões mas também à reforma do Clero. Foi assim que nasceu a Congregação de Jesus e Maria, dos Padres Eudistas.

Fundou também a Congregação de Nossa Senhora da Caridade, com o objetivo, entre outros, de regenerar mulheres perdidas.

Foi grande propagandista da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria e combateu arduamente os erros do jansenismo.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *