Padre Paulo Ricardo – Memória de São Pio X (Vídeo)

Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de São Pio X, papa que combateu vigorosamente o modernismo, a síntese de todas as heresias, e um grande intercessor nestes tempos de crise. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Esta Homilia Diária do Padre Paulo Ricardo foi feita para celebrar a memória de São Pio X, papa que governou de 1903 a 1914, conhecido pelo seu catecismo, por ter lutado contra males internos da Igreja e por ser um grande intercessor nestes tempos de crise.

Aliás, foi precisamente sua experiência como pároco e pastor de almas que levou Giuseppe Sarto, eleito Papa em 1903, a combater vigorosamente o modernismo, essa síntese de todas as heresias que, pervertendo o sentido profundo da doutrina cristã, pôs em risco a fé e a salvação eterna de inúmeras almas.

Ouça a homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 21 de agosto, e peçamos juntos a intercessão de São Pio X, para que Deus envie à sua Igreja pastores que verdadeiramente se dediquem à salvação das almas.

São Pio X, Papa e Confessor (+ Roma, 1914)

Nascido numa humilde família do norte da Itália, foi com grande sacrifício que Giuseppe Sarto conseguiu estudar e ordenar-se sacerdote. De grande inteligência e ainda maior piedade, fez uma carreira eclesiástica brilhante, sendo sucessivamente coadjutor de paróquia rural, pároco, cônego da Catedral de Treviso, bispo de Mântua, cardeal-patriarca de Veneza e, por fim, Papa.

Seu lema, “Tudo restaurar em Cristo”, acompanhou-o desde a humilde aldeiazinha em que começou a trabalhar até o sólio de São Pedro. Seu Pontificado foi dos mais fecundos da História da Igreja. Foi chamado o “Papa da Eucaristia”, pois incentivou a prática da Comunhão freqüente e permitiu a Primeira Comunhão a crianças pequenas, tão logo atingissem o uso da razão.

Restaurou o canto gregoriano, ordenou a codificação do Direito Canônico, reformou a Cúria Romana e o breviário, defendeu os direitos da Igreja lesados por governos anticatólicos e, sobretudo, foi o Papa que fulminou a grande heresia de nosso século, o modernismo, chamado por ele “a síntese de todas as heresias”.

Foi canonizado em 1954, e sua festa litúrgica é celebrada todos os anos ao dia 21 de agosto.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *