Padre Alex Nogueira apresenta São João Batista de la Salle (Vídeo)

Padre Alex Nogueira apresenta São João Batista de la Salle, sacerdote que fundou os Irmãos das Escolas Cristãs, dedicou sua vida à educação e entendeu que a profissão de professor era mais que um trabalho: era uma missão. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo, o Padre Alex Nogueira nos apresenta São João Batista de la Salle — Confessor (+ Rouen, França, 1719) — sacerdote francês que dedicou a sua vida à educação, entendeu que a profissão de professor era mais que um trabalho: era uma missão.

Em 1684,São João Batista de la Salle fundou os Irmãos das Escolas Cristãs, a primeira Congregação de leigos para atuar na escola popular, dedicados ao ensino de meninos. Teve dificuldades com alguns de seus mais próximos colaboradores. Deixou as funções de superior e dedicou os últimos tempos de vida à oração e ao sacrifício.

Foi canonizado por Leão XIII, em 1900.

Segundo São João Batista de La Salle, “O exemplo causa impressão muito maior que as palavras no coração e na mente das crianças. É preciso que vossos exemplos instruam vossos alunos muito mais que vossas palavras”.

Outra frase interessante deste santo é relacionada a outro assunto, quando disse que “É um erro dizer que a devoção é incompatível com a vida de um soldado, ou de um viajante, ou de um comerciante, ou de um príncipe, ou de uma mulher casada. É verdade … que a devoção puramente contemplativa, monástica e religiosa, não poderá ser exercida nessas profissões, mas várias outras devoções próprias para conduzir a perfeição, no estado secular, podem ser exercidas“.

Oração a São João Batista de La Salle

Ó Deus, que escolhestes São João Batista de La Salle para a educação cristã dos jovens, suscitai na vossa Igreja Educadores que se consagrem inteiramente a formação humana e cristã da juventude. Amém.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *