Padre Paulo Ricardo – Memória de Santo Alberto Magno

Homilia do Pe. Paulo Ricardo feita em memória de Santo Alberto Magno, cientista, filósofo, teólogo e prova inconfundível de que a Idade Média está muitíssimo longe de ser a ‘idade das trevas’ que tantos falam por aí.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Memória de Santo Alberto Magno

A Homilia Diária de número 1005 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de Santo Alberto Magno, cientista, filósofo, teólogo e prova inconfundível de que a Idade Média está muitíssimo longe de ser a “idade das trevas” com que tantos, seja por malícia ou ignorância, pretendem denegrir para atacar a imagem da Igreja Católica.

De um único e mesmo Deus procedem, como de uma só fonte, tanto as verdades que a inteligência humana, com suas próprias forças naturais, é capaz de descobrir pelo estudo das realidades criadas como aqueles mistérios que, revelados ao homem para a sua salvação, são de todo inacessíveis às capacidades limitadas do intelecto humano.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo feita para o dia 15 de novembro de 2018, mas que não tem data de validade (como sempre), e peçamos a S. Alberto Magno, Doutor da Igreja, que ilumine com o seu exemplo e doutrina a todos os fiéis, particularmente os que se dedicam ao estudo das ciências naturais e da teologia sagrada, e faça crescer ainda mais na Igreja o amor pelas ciências.

Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja

Foi sem dúvida um dos maiores sábios de todos os tempos. Não apenas dominava como Mestre a Filosofia e a Teologia (matérias em que teve como discípulo a Santo Tomás de Aquino) mas estendia seu saber às ciências naturais.

Foi físico e químico, estudou astronomia, meteorologia, mineralogia, zoologia, botânica, escreveu livros sobre tecelagem, navegação, agricultura. Tão assombroso acúmulo de ciência não o impediu de ser um dominicano, piedoso e observante.

Nomeado bispo de Regensburg, mostrou-se pastor zeloso e exemplar, mas logo que pôde pediu e obteve dispensa das funções episcopais e retornou a sua cela de monge humilde e sábio. Foi chamado “o Doutor Universal”.

Veja também

Adicionado em: 15 de novembro de 2020

Visualizações: 11

Duração: 05:21

Categorias: Curtos

Tags: , , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados