Padre Paulo Ricardo – Memória de Santo Alberto Magno
A Homilia Diária de número 1005 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de Santo Alberto Magno, cientista, filósofo, teólogo e prova inconfundível de que a Idade Média está muitíssimo longe de ser a “idade das trevas” com que tantos, seja por malícia ou ignorância, pretendem denegrir para atacar a imagem da Igreja Católica.
De um único e mesmo Deus procedem, como de uma só fonte, tanto as verdades que a inteligência humana, com suas próprias forças naturais, é capaz de descobrir pelo estudo das realidades criadas como aqueles mistérios que, revelados ao homem para a sua salvação, são de todo inacessíveis às capacidades limitadas do intelecto humano.
Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo feita para o dia 15 de novembro de 2018, mas que não tem data de validade (como sempre), e peçamos a S. Alberto Magno, Doutor da Igreja, que ilumine com o seu exemplo e doutrina a todos os fiéis, particularmente os que se dedicam ao estudo das ciências naturais e da teologia sagrada, e faça crescer ainda mais na Igreja o amor pelas ciências.
Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja
Foi sem dúvida um dos maiores sábios de todos os tempos. Não apenas dominava como Mestre a Filosofia e a Teologia (matérias em que teve como discípulo a Santo Tomás de Aquino) mas estendia seu saber às ciências naturais.
Foi físico e químico, estudou astronomia, meteorologia, mineralogia, zoologia, botânica, escreveu livros sobre tecelagem, navegação, agricultura. Tão assombroso acúmulo de ciência não o impediu de ser um dominicano, piedoso e observante.
Nomeado bispo de Regensburg, mostrou-se pastor zeloso e exemplar, mas logo que pôde pediu e obteve dispensa das funções episcopais e retornou a sua cela de monge humilde e sábio. Foi chamado “o Doutor Universal”.
Veja também
Adicionado em: 15 de novembro de 2020
Visualizações: 22
Duração: 05:21
Categorias: Curtos
Marcadores: Cristianismo, Idade Média, Igreja Católica, Padre Paulo Ricardo, Santo católico
Canal: Padre Paulo Ricardo
Publicado por: Equipe Direita Realista