Padre Paulo Ricardo – Memória de São Policarpo

Padre Paulo Ricardo celebra a memória de São Policarpo de Esmirna, Bispo e Mártir que recebeu o Evangelho diretamente dos Santos Apóstolos, a quem o dia 23 de fevereiro é dedicado em todos os anos. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Nesta Homilia Diária, o Padre Paulo Ricardo celebra a memória de São Policarpo de Esmirna, Bispo e Mártir que recebeu o Evangelho diretamente dos Santos Apóstolos, a quem o dia 23 de fevereiro é dedicado em todos os anos.

São Policarpo de Esmirna (n. 69 – m. 155) foi um bispo da igreja de Esmirna do século II. De acordo com a obra “Martírio de Policarpo”, este santo foi apunhalado quando estava amarrado numa estaca para ser queimado vivo, enquanto as chamas milagrosamente não o tocavam. Policarpo foi discípulo de São João Evangelista, fato atestado pelo Bispo Ireneu de Lyon, que ouviu-o discursar quando jovem, e por Tertuliano.

O martírio de São Policarpo de Esmirna realizou de modo admirável aquelas palavras do Senhor: “Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto”. Por amor ao nome de Cristo e à fé recebida dos Apóstolos, isto nos ensina que temos de estar dispostos, confiantes no auxílio da graça, a derramar o próprio sangue e oferecer ao Pai nosso corpo e espírito em holocausto de amor e fidelidade.

Veja também

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *