José Monir Nasser – Moll Flanders

Suposta autobiografia de uma criminosa que teria vivido no séc. XVII, alguém que sempre procura tirar vantagens das situações.


Aula completa ministrada pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) sobre Moll Flanders, não a Maude Flanders, dos Simpsons, mas o romance do britânico Daniel Defoe publicado pela primeira vez em 1722 que pretende ser o verdadeiro relato da vida da homônima Moll, detalhando suas façanhas desde o nascimento até a velhice.

Em 1721, Defoe tornou-se um romancista reconhecido, com o sucesso de Robinson Crusoe em 1719. Seu trabalho político estava diminuindo neste ponto, devido à queda dos líderes do partido Whig e Tory com os quais ele estava associado, pois Robert Walpole estava começando sua ascensão e Defoe nunca se sentiu totalmente à vontade com o grupo de Walpole. As opiniões Whig de Defoe são, no entanto, evidentes na história de Moll, e o título completo do romance dá algumas dicas sobre isso e o esboço da trama.

A seguir, temos a palestra completa, em suas duas partes, que juntas somam quase quatro horas de duração:

Parte 1

Parte 2

Estes vídeos foram preservados e disponibilizados pelo canal Mental Food, publicados originalmente em 19 de maio de 2018.


Sinopse do livro

As aventuras e desventuras da famosa MollFlanders & Cia. Que nasceu na prisão de Newgate, e ao longo de uma vida de contínuas peripécias, que durou três vintenas de anos, sem considerarmos sua infância, foi por doze anos prostituta, por doze anos ladra, casou-se cinco vezes (uma das quais com o próprio irmão), foi deportada por oito anos para a Virgínia e, enfim, enriqueceu, viveu honestamente e morreu como penitente. Escrito com base em suas próprias memórias. Com um subtítulo bastante abrangente, este livro de Daniel Defoe foi publicado em 1722, quando ele já era um escritor de talento reconhecido depois do sucesso de Robinson Crusoé (1719). Suposta autobiografia de uma criminosa que teria vivido no séc. XVII, narra as peripécias de alguém que sempre procura tirar vantagens das situações, como que a anunciar o capitalismo desenfreado que viria à tona logo mais.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *