Olavo de Carvalho – Se você não faz isso, não ama a Deus

Olavo de Carvalho fala sobre o amor ao próximo, explicando que se você não faz isso, não ama a Deus, e que o outro é algo tão rico e complexo que jamais teríamos a capacidade de entender totalmente. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste trecho do hangout sobre o tema amor e suas concepções filosóficas, transmitido em 29 de setembro de 2014, Olavo de Carvalho (1947-2022) fala sobre o amor ao próximo, explicando que se você não faz isso, não ama a Deus.

Você conhece alguém que tem uma ânsia em corrigir os outros? O modo de falar, os trejeitos, os gostos pessoais, certos defeitos e escolhas de vida… Se algo é diferente daquilo que a pessoa acredita ser o correto, ela se irrita com o próximo – e muitas vezes manifesta essa irritação em comentários maldosos, fofocas ou até mesmo em importunação, tentando mudá-lo constantemente.

No fundo, tudo isso é uma grande tentativa de moldar o outro à imagem que se faz dele.

O problema de adotar essa postura é esquecer que há uma pessoa real por trás dessa imagem – com virtudes, vícios, defeitos, aspirações e que existe independentemente de nós.

É em razão disso que, para o amor começar a acontecer, o Professor Olavo nos recorda a necessidade de reconhecer que o outro é um mistério inabarcável – algo tão rico e complexo que nós jamais teríamos a capacidade de entender totalmente.

E isso é maravilhoso.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *