Olavo de Carvalho – A perda da virilidade

Citando 'A Multidão Solitária', de David Riesman, Olavo de Carvalho fala sobre a perda da virilidade, relacionando-a com o tipo de organização econômica altamente burocratizada que favorece pessoas submissas e volúveis. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Neste trecho da aula de número 81  de seu Curso Online de Filosofia, o Olavo de Carvalho (1947-2022) fala sobre a perda da virilidade na sociedade atual, citando o livro A Multidão Solitária, de David Riesman, e relacionando este fato com o tipo de organização econômica altamente burocratizada que se desenvolveu nos últimos 40 ou 50 anos.

No vídeo, o saudoso filósofo brasileiro argumenta que este tipo de coisa favorece o tipo de pessoa submissa, sem iniciativa pessoal e sobretudo volúvel, sem substância própria e que se adapta rapidamente às modas.

Ele também aborda e relaciona tópicos como queda das taxas de testosterona nas últimas décadas e o Codex Alimentarius, que basicamente é #agação de regra sobre a forma como nos alimentamos, algo muito visto ultimamente, com essas conversas fiadas de comer menos carne etc.

Ou seja, esses caras que gostam de ficar obedecendo maluquice estatal são todos frouxos.

A aula completa foi ministrada originalmente ao vivo, no dia 30 de outubro de 2010.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *