A oração dedicada à Virgem Maria mais antiga encontrada é de 250 d.C.

A oração mariana mais antiga encontrada é de 250 d.C., um século antes de Constantino e o Édito de Milão e dois séculos antes do Concílio de Éfeso, no qual a Virgem Maria foi oficialmente proclamada "Mãe de Deus".


A oração dedicada à Virgem Maria mais antiga encontrada é datada de 250 d.C, está em grego como os próprios Evangelhos. É por isso que, nela, Nossa Senhora é chamada Θεοτόκος, “Theotokos”, a “Doadora (ou portadora) do nascimento de Deus”; em suma, “a Mãe de Deus”.

É notável que em tais orações iniciais a Virgem Maria já seja referida com este título, tanto do ponto de vista histórico quanto teológico.

Os católicos a conheceriam por uma versão latina chamada “Sub tuum praesidium”:

Sob a ternura de seu coração, nos refugiamos, ó portadora de Deus. Não desprezes nossas petições em meio a nossos problemas, mas livra-nos dos perigos, ó único puro, único abençoado”.

Essa oração, conforme explicado no site da Trisagion Film, foi “encontrada em um fragmento de papiro que remonta a aproximadamente 250 d.C.”, apenas alguns séculos após a morte e ressurreição de Cristo, aproximadamente um século antes de Constantino e o Édito de Milão, mas, mais importante, dois séculos antes do Terceiro Concílio Ecumênico, o Concílio de Éfeso, no qual a Virgem Maria foi oficialmente proclamada pela primeira vez “Mãe de Deus”, Theotokos.

Em 1917, a Biblioteca John Rylands em Manchester, Inglaterra, adquiriu um grande painel de papiros egípcios, escritos em grego koiné (a língua franca mediterrânea na qual os Evangelhos foram escritos).

A oração pode ser encontrada no fragmento rotulado como número 470, e parece ser de uma liturgia copta de Natal (talvez Vésperas de Natal), embora esse fragmento também possa ser uma cópia privada da oração para uso pessoal:


Este artigo é uma tradução/adaptação de uma matéria do site Aleteia, que trata da oração dedicada à Virgem Maria mais antiga encontrada. Estávamos navegando pelo Twitter vimos o Father V falando a respeito do assunto, e resolvemos procurar mais informações. Ao que parece, ele achou isto na mesma fonte.

Bom, o que importa é que valeu o esforço.

Extra

A homilia a seguir, do Padre Paulo Ricardo, foi feita para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, título, tão verdadeiro e não menos detestado pelos inimigos da fé cristã (saiba mais aqui):

Veja também

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *