Padre Paulo Ricardo – Como identificar um gnóstico?

Pe. Paulo Ricardo ensina como identificar um gnóstico, partindo do princípio que essa tentação manifesta sempre que pretendemos ser ‘conselheiros de Deus’, acreditando que faríamos um mundo melhor ‘se fôssemos deuses’.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Como identificar um gnóstico?

Nesta Resposta Católica, o Padre Paulo Ricardo ensina em poucos minutos como identificar um gnóstico, especialmente em uma comunidade católica, e explicando brevemente as consequências

O sacerdote católico parte princípio que a tentação à gnose se manifesta, dentro de nós, todas as vezes em que pretendemos ser “conselheiros de Deus”, acreditando que faríamos um mundo melhor ou diferente “se fôssemos deuses”.

Isto quer dizer que existe um ódio fundamental contra a estrutura da realidade: a pessoa crê que a realidade atual é opressora e escravizante. Além disso, a gnose (“Gnosis” em grego quer dizer conhecimento) seria um conhecimento que liberta dessa opressão.

O padre também ensina que o homem possui dentro de si uma espécie de tentação gnóstica. Por isso, ela se manifesta ao longo de toda a história humana, seja na Antiguidade (ódio contra o deus mal, o demiurgo), Idade Média (como faziam os cátaros, matando grávidas etc.) e no mundo secularizado, onde o conhecimento teórico é chamado de teoria crítica.

Felizmente, Deus quer crucificar a gnose dentro de cada homem. Devemos aceitar a Sua vontade para lutar contra a gnose, tomando a cruz dia após dia. Isso logicamente implica na obediência à estrutura real como foi criada por Deus, mesmo que não seja do jeito imaginado.

Não é algo fácil, pois ela muitas vezes de manifesta em agruras e sofrimentos. O próprio Jesus suou sangue para obedecer.

A finalidade da vida cristã não é outra que não lutar contra a gnose que existe dentro de cada um, vencendo a tentação de querer ser Deus, de fazer melhor que Deus. É deixar de ser uma criança mimada, cujas vontades devem ser satisfeitas e inclinar a própria vontade à vontade Daquele que tem o poder de dar a vida eterna, a salvação.

Veja também

Adicionado em: 17 de julho de 2021

Visualizações: 21

Duração: 06:44

Categorias: Curtos

Marcadores: , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

Publicado por: Equipe Direita Realista


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados