Por que temos poucas ferrovias no Brasil?

Diante da votação do tal marco legal das ferrovias, Peter Turguniev, do ANCAPSU, faz uns comentários e tenta responder a questão do porquê que temos poucas ferrovias no Brasil. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Diante da votação do tal marco legal das ferrovias, Peter Turguniev, do ANCAP.SU, faz uns comentários e tenta responder a questão do porquê que temos poucas ferrovias no Brasil.

Proposto ainda em 2018, o Marco Legal das Ferrovias prevê alterações nas regras para investimentos e funcionamento do setor.

No modelo atual — de concessão —, o investimento é financiado pelo Estado, de acordo com interesses estratégicos do país. Com a mudança, empresas privadas poderão investir em projetos do seu interesse, assumindo os custos e os riscos.

O texto também estabelece que empresas de mineração ou agronegócio, por exemplo, poderão investir em apenas um trecho de uma ferrovia, ao invés de precisar fazer um investimento em todo o percurso.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a intenção é reduzir a subutilização da malha ferroviária brasileira. De acordo com dados da pasta, somente 25% das vias estão em plena operação e 46% apresentam tráfego baixo. Já 29% seguem sem operação comercial.

Neste vídeo, o Peter faz a leitura e comentário do artigo “Marco Legal das Ferrovias pode ser votado hoje“, embora esta notícia já tenha sido atualizada em “Câmara aprova Marco Legal das Ferrovias“.

Mais notícias

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *