Roberto Campos – Por que há inflação (Vídeo)

Roberto Campos explica em entrevista ao programa Roda Viva em 91 por que há inflação, e nada a ver com essa conversa de ganância de empresário, e sim com estadices estatais. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

O avô do atual presidente do banco central, Campos Neto, economista e então deputado federal Roberto Campos (1917-2002) explicou em 1991, em entrevista ao programa Roda Viva, por que há inflação, e já adiantamos que tem nada a ver com essa conversa de ganância de empresário, e sim com estadices estatais.

À época, o Brasil ainda viva sob a “cultura do Cruzado”, em referência ao plano que tentou controlar a inflação em 1986, no governo de José Sarney. O plano incluiu tabelamento de preços — elogiado na época pelo economista do PT Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) — e um fracasso retumbante com consequências trágicas que incluem mas não se limitam a um grave desabastecimento geral.

Campos criticou este plano idiota, dizendo que este tinha uma “mentalidade antiempresarial”, a qual  “deriva de uma definição errônea da inflação. O Cruzado treinou a população brasileira para acreditar que inflação é alta de preços. Não é. Alta de preços é o resultado. Inflação é expansão monetária. E daí? E daí um número de consequências grandes surge. Se inflação é alta de preços, então o culpado é o empresário, que faz a alta de preços. Mas se inflação é expansão monetária, então o culpado é o governo. Veja que a mudança da definição cria uma cultura antiempresarial”.

E sim, inflação é expansão monetária, não importa o quanto o maconheiro local espernear e gritar que não. E, também sim, a culpa é do governo, como sempre.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *